Análise de um sistema de resfriamento térmico para baterias de veículos elétricos

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Data
2024-12-09Autor
Giacobbo, Victor Gostenski
Orientador
Telli, Giovani Dambros
Metadata
Mostrar registro completoResumo
A grande preocupação da indústria automotiva, devido ao crescente aumento da poluição ambiental, gerou a necessidade de criar carros com propulsão alternativa. O carro elétrico surgiu como uma solução para controlar a poluição, uma vez que não utiliza combustíveis fósseis provenientes de petróleo. Contudo, a utilização dessas novas baterias trouxe desafios contemporâneos para a engenharia, especialmente as baterias de íon-lítio, que apresentam limitações devido à sensibilidade à temperatura, exigindo um resfriamento adequado. Este trabalho apresentou um estudo focado nas baterias, utilizando um caso distinto da literatura, que demonstrou ganhos significativos. Também foram propostos novos modelos de ramificação para mitigar essa limitação térmica, com base em dados de simulações realizadas por software. Embora os testes realizados não tenham mostrado a eficiência esperada em comparação com o estudo de referência, os resultados obtidos proporcionaram uma compreensão mais profunda das limitações atuais das soluções de resfriamento para baterias de íon-lítio. O trabalho apresentou diferentes resultados de temperatura tanto para a bateria quanto para o fluido refrigerante, com o modelo base alcançando 34,51°C na bateria e 31,78°C no fluido. Nos modelos alternativos, o primeiro conceito obteve 42,91°C na bateria e 41,84°C no fluido, o segundo conceito atingiu 42,93°C na bateria e 41,80°C no fluido, enquanto o terceiro conceito registrou 41,47°C na bateria e 39,81°C no fluido. Esses resultados, quando comparados ao modelo base, evidenciam a importância de utilizar um número maior de canais de resfriamento para alcançar melhor eficiência e um desempenho térmico mais adequado [resumo fornecido pelo autor]