• português (Brasil)
    • English
    • español
    • italiano
    • Deutsch
  • português (Brasil) 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
    • italiano
    • Deutsch
  • Entrar
Ver item 
  •   Página inicial
  • Trabalhos de Conclusão de Curso
  • Área do Conhecimento das Ciências da Saúde
  • Fisioterapia - Bacharelado
  • Ver item
  •   Página inicial
  • Trabalhos de Conclusão de Curso
  • Área do Conhecimento das Ciências da Saúde
  • Fisioterapia - Bacharelado
  • Ver item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Análise biomecânica da marcha de crianças com Transtorno do Espectro Autista

Thumbnail
Visualizar/Abrir
TCC Camila Rizzon Rossi.pdf (253.4Kb)
Data
2024-12-19
Autor
Rossi, Camila Rizzon
Broilo, Millena Dossin
Orientador
Saccani, Raquel
Metadata
Mostrar registro completo
Resumo
Introdução: O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é um distúrbio caracterizado por mudanças no desenvolvimento neurológico, manifestadas por padrões repetitivos de comportamento e desafios na expressão. Entre as alterações, a marcha tem sido destacada como uma habilidade que quando alterada, impacta na independência da criança. Diante disso, é essencial realizar uma avaliação da marcha para identificação das disfunções existentes e para o processo de reabilitação, direcionando a elaboração de um plano de tratamento individualizado. Objetivo: Analisar a biomecânica da marcha em crianças de 3 a 6 anos com Transtorno do Espectro Autista. Método: Trata-se de uma pesquisa observacional, analítica, com abordagem transversal. A amostra foi composta por quatorze crianças com idades de 3 a 6 anos com diagnóstico confirmado de Transtorno do Espectro Autista. Para coleta de dados foi utilizado um questionário de caracterização amostral e um Equipamento Medidor Inercial com Acelerômetro e Giroscópio BAIOBIT (Marca Rivelo by BTS Bioengineering, Milão, Itália). As variáveis da marcha coletadas foram: simetria, velocidade, cadência, comprimento da passada, duração do passo, tempo de apoio e tempo de balanço. Os dados foram analisados através de estatística descritiva. Resultados: As crianças com TEA apresentaram uma diminuição da velocidade, comprimento da passada, tempo de balanço e simetria quando comparado as crianças típicas da mesma faixa etária. Já a cadência, tempo de apoio e duração do passo foram maiores em crianças com TEA. Conclusões: Há alterações na biomecânica da marcha de crianças com Transtorno do Espectro Autista quando comparadas a crianças normotípicas das faixas etárias correspondentes. [resumo fornecido pelo autor]
URI
https://repositorio.ucs.br/11338/14203
Collections
  • Fisioterapia - Bacharelado [58]

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV
 

 

Navegar

Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntos

Minha conta

EntrarCadastro

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV