• português (Brasil)
    • English
    • español
    • italiano
    • Deutsch
  • português (Brasil) 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
    • italiano
    • Deutsch
  • Entrar
Ver item 
  •   Página inicial
  • Teses, Dissertações e Relatórios
  • Teses, Dissertações e Relatórios defendidos na UCS
  • Programa de Pós-Graduação em História
  • Mestrado Profissional em História
  • Ver item
  •   Página inicial
  • Teses, Dissertações e Relatórios
  • Teses, Dissertações e Relatórios defendidos na UCS
  • Programa de Pós-Graduação em História
  • Mestrado Profissional em História
  • Ver item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

A FEB em Caxias do Sul: o museu enquanto um lugar de memória

Thumbnail
Visualizar/Abrir
Dissertacao Guilherme Griebler.pdf (3.449Mb)
Data
2018-07-23
Autor
Griebler, Guilherme
Orientador
Herédia, Vania Beatriz Merlotti
Metadata
Mostrar registro completo
Resumo
A presente dissertação apresenta a ideia do uso de um site pedagógico como ferramenta de apoio para o Museu dos Ex–combatentes da Força Expedicionária Brasileira na Segunda Guerra Mundial, situado em Caxias do Sul - RS. Com objetivo de potencializar o uso pedagógico do museu, bem como colaborar para um aumento da visibilidade da instituição, a página funciona como um mecanismo de complemento e interpretação do museu físico, sem a intenção de substituí-lo. A proposta está dividida em três etapas, sendo a primeira um estudo sobre o contexto no qual o Brasil estava inserido até o início da guerra, aprofundando as ações políticas definidas no governo de Vargas até a entrada do Brasil na guerra. Esta etapa também traz para discussão o contexto no qual se inserem os pracinhas no Sul do Brasil. A segunda etapa trata da problemática da memória e os seus lugares onde estas são mais “intensas”, os chamados “lugares de memória”. A terceira aborda diretamente o Museu da FEB e suas estruturas, tanto organizacionais, quanto expositivas. O percurso do museu é dividido em oito passos, sendo que cada um deles explica os painéis que constituem a cronologia da participação brasileira na guerra. Para a construção do site foram utilizadas as mais diversas fontes que podem ser utilizadas para discutir o tema e esclarecer o papel dos pracinhas no conflito mundial, Entre essas fontes foram usados: filmes, livros, jornais, periódicos, documentos e artefatos que fazem parte da estrutura do museu. A proposta mostra a importância dessas diversas fontes para o ensino de história. O brasileiro desconhece a sua história, por isso possui uma memória frágil que se modifica facilmente e acaba não tendo muitos vínculos com o passado. O estudo mostra a riqueza do museu como lugar de memória e ferramenta para o ensino da história.
URI
https://repositorio.ucs.br/11338/3840
Collections
  • Mestrado Profissional em História [90]

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV
 

 

Navegar

Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntos

Minha conta

EntrarCadastro

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV