Compreensão leitora em língua estrangeira: uma perspectiva saussuriana para o ensino em escolas de idiomas
Visualizar/ Abrir
Data
2019-10-18Autor
Meurer, Daiane
Orientador
Niederauer, Carina Maria Melchiors
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Esta dissertação visa a propor situações de aprendizagem de compreensão leitora, em língua inglesa, fundamentadas nos conceitos saussurianos de valor, sistema, e na noção de relação, para alunos em nível B1, do Quadro Europeu Comum de Referência (QECR), em escolas de idiomas. Para isso, além do estudo dos pressupostos teóricos que embasam esta pesquisa, são examinados os critérios propostos pelo QECR, no que tange à habilidade de compreensão leitora, para o ensino e a aprendizagem de língua estrangeira. Explana-se ainda o status de língua global, adquirido pela língua inglesa, em nível mundial, bem como a influência de aspectos culturais na aprendizagem de uma língua estrangeira, e a relação entre língua e cultura pelo viés antropológico. Tem-se como objeto de estudo atividades de uma coleção de livros didáticos (workbook e student book), utilizados em uma escola de idiomas. A partir disso, sugerem-se possibilidades de ensino de leitura em língua inglesa, que colaborem para o desenvolvimento de habilidades de compreensão leitora, objetivando a constituição do sentido do discurso. Este trabalho busca contribuir para as pesquisas acerca do processo de ensino de línguas estrangeiras, na medida em que propõe novas perspectivas para a abordagem da leitura, em escolas de idiomas, e amplia os estudos sobre a questão do ensino na pós-graduação.