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A terra do galo que canta: o festival das Vindimas da Canção Popular de Flores da Cunha, Rio Grande do Sul

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Dissertacao Taísa Verdi.pdf (10.56Mb)
Suplemento Dissertacao Taísa Verdi- ep.1.mp4 (1.077Gb)
Suplemento Dissertacao Taísa Verdi - ep. 2.mp4 (997.7Mb)
Suplemento Dissertacao Taísa Verdi - ep.3 .mp4 (1.021Gb)
Data
2020-07-09
Autor
Verdi, Taísa
Orientador
Xerri, Eliana Gasparini
Metadata
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Resumo
A pesquisa aborda as Vindimas da Canção Popular de Flores da Cunha, Rio Grande do Sul, que ocorreram de 1975 a 1993 – um festival de músicas autorais e inéditas, circunscrito dentro da época dos festivais regionais e nacionais. Parte das edições ocorreu no contexto da ditadura civil militar brasileira; quando da atuação da legislação da Lei de Segurança Nacional, dos Atos Institucionais, da Constituição Federal de 1967 e do cenário da censura com a imprensa e as diversões públicas. O trabalho de pesquisa envolve conceitos dos campos da História Local, Nova História Política e História Cultural. Além disso, a história e a memória dos festivais da Vindima da Canção de Flores da Cunha não estão registradas pela historiografia; merecem destaque pela frequência e periodicidade de sua realização (estendendo-se por dezesseis edições) e por serem precursoras no cenário local, regional e até estadual, dividindo a cena cultural dos festivais com as Califórnias da Canção Nativa, de Uruguaiana, Rio Grande do Sul. O trabalho desempenha uma função social e de consciência histórica, ao passo que conecta o contexto local aos festivais nacionais e analisa as engrenagens do poder ditatorial, implantado com o golpe de 1964. A metodologia empregada está baseada na História Oral, na pesquisa qualitativa e na Análise do Discurso. O resultado da pesquisa é um vídeo historiográfico utilizado como aporte para o Ensino de História, assim como para a identidade local e a memória desse festival para a comunidade.
URI
https://repositorio.ucs.br/11338/6249
Collections
  • Mestrado Profissional em História [89]

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