• português (Brasil)
    • English
    • español
    • italiano
    • Deutsch
  • português (Brasil) 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
    • italiano
    • Deutsch
  • Entrar
Ver item 
  •   Página inicial
  • Trabalhos de Conclusão de Curso
  • Área do Conhecimento das Engenharias
  • Engenharia Mecânica - Bacharelado
  • Ver item
  •   Página inicial
  • Trabalhos de Conclusão de Curso
  • Área do Conhecimento das Engenharias
  • Engenharia Mecânica - Bacharelado
  • Ver item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Análise normativa e estrutural de uma poltrona de ônibus escolar para uso no mercado norte-americano

Thumbnail
Visualizar/Abrir
TCC William Pegoraro.pdf (1.958Mb)
Data
2020-12-21
Autor
Pegoraro, William
Orientador
Cesario, André Alaniz
Metadata
Mostrar registro completo
Resumo
Com o passar dos anos, a indústria automotiva melhorou consideravelmente na questão da segurança veicular. No início da década de 60, após anos de desenvolvimento dos motores a combustão, notou-se que os veículos deveriam ter condições seguras de circulação. Isso incluía cintos de segurança em todos os assentos, estrutura que evitasse perfurações e invasão do habitáculo em caso de acidente, materiais resistentes contra a propagação de chamas e barreiras físicas no interior dos veículos para evitar que os ocupantes tivessem ferimentos durante uma colisão. No setor de transportes coletivos não foi diferente. Sobretudo, o transporte coletivo escolar tem se mostrado mais eficaz e seguro, sendo uma alternativa para levar crianças até a escola, já que um ônibus deste tipo é projetado para ter maior capacidade de absorção de energia, reduzindo os riscos de lesões dos passageiros em caso de colisão. O presente trabalho teve como objetivo analisar, do ponto de vista normativo e estrutural, a resistência mecânica de uma poltrona escolar, seguindo a normativa estadunidense FMVSS 222, que trata dos veículos escolares, buscando o atendimento da mesma. A análise foi realizada por meio do Método dos Elementos Finitos e validada experimentalmente, mostrando que o protótipo atendeu parcialmente os requisitos apresentados na normativa, sem apresentar falha estrutural, com deflexão do encosto abaixo do valor máximo especificado, porém com energia absorvida de 1.327 J, valor 2,18% abaixo do mínimo exigido. Vale ressaltar que a análise numérica se mostrou mais conservadora que a experimental em termos de tensão e energia absorvida, enquanto a deflexão do encosto foi maior, considerando a mesma carga aplicada. [resumo fornecido pelo autor]
URI
https://repositorio.ucs.br/11338/6902
Collections
  • Engenharia Mecânica - Bacharelado [308]

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV
 

 

Navegar

Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntos

Minha conta

EntrarCadastro

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV