(In)acreditável a revitimização no contexto de abuso sexual infantojuvenil e o papel da psicologia
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Data
2021-05-22Autor
Borges, Luciane Laikovski
Orientador
Conte, Raquel Furtado
Metadata
Mostrar registro completoResumo
A violência sexual é dividida em três categorias, a exploração sexual comercial, o tráfico de pessoas e o abuso sexual, sendo este último uma das temáticas a qual está presente neste trabalho. Uma vez que a magnitude deste fenômeno está inserida nas mais diversas camadas da sociedade, tanto em território nacional quanto internacional, torna-se necessário termos um olhar mais acentuado acerca deste assunto, que vem acometendo diariamente inúmeras crianças e adolescentes e, muitas vezes, suas experiências traumáticas são banalizadas em locais que deveriam ampará-las. Sendo assim, a presente pesquisa teve como objetivo conceitualizar tanto o abuso sexual infantojuvenil quanto a revitimização, identificando brevemente os marcos legais bem como as redes de proteção e por fim discutir as possíveis contribuições da psicologia frente a situações de abuso sexual infantojuvenil no contexto de revitimização. A pesquisa em questão configura-se em um estudo qualitativo através de uma análise de conteúdo de um dos episódios do artefato cultural denominado Inacreditável. Esta minissérie é baseada em fatos reais, e conta a história de uma jovem que sofre abuso sexual, e ao buscar as redes protetivas acaba sofrendo diversas violências institucionais, em especial a revitimização. Por meio da análise desse artefato, elaborou-se uma tabela de categorias promovendo, desta forma, um melhor entendimento e análise das cenas e, através desta, colaborando com o tema em questão. Os resultados refletem o quanto a presença de profissionais no âmbito da psicologia é de suma importância em espaços de escuta e de acolhimento em situações de violência sexual, bem como não somente sua presença, mas que estejam capacitados para um manejo adequado desta demanda, evitando julgamentos, perguntas sugestivas e questionamentos inadequados e constrangedores. [resumo fornecido pelo autor]
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- Psicologia - Bacharelado [243]