• português (Brasil)
    • English
    • español
    • italiano
    • Deutsch
  • português (Brasil) 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
    • italiano
    • Deutsch
  • Entrar
Ver item 
  •   Página inicial
  • Trabalhos de Conclusão de Curso
  • Área do Conhecimento da Linguística, Letras e Artes
  • Música - Licenciatura
  • Ver item
  •   Página inicial
  • Trabalhos de Conclusão de Curso
  • Área do Conhecimento da Linguística, Letras e Artes
  • Música - Licenciatura
  • Ver item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Uma análise semiótica de quatro canções do álbum "Canções de apartamento" de Cícero

Thumbnail
Visualizar/Abrir
TCC Luís Carlos Gomes Lopes Filho.pdf (4.889Mb)
Data
2020-10-12
Autor
Lopes Filho, Luís Carlos Gomes
Orientador
Rocha, Alexandre Fritzen da
Metadata
Mostrar registro completo
Resumo
São recentes os estudos sobre análise de canção popular brasileira. Buscando aprofundar-se na temática, foram escolhidas canções de Cícero, artista de prestígio no cenário nacional, porém com escassez de pesquisas acadêmicas relacionadas à sua obra, para realização de uma análise semiótica musical. O estudo possui o propósito de identificar os padrões harmônicos na música do artista que dialogam com sua poesia no álbum Canções de Apartamento. Foram feitas análises das músicas "Tempo de pipa", "Açúcar ou adoçante?", "Ensaio sobre ela" e "Pelo interfone", para estabelecer uma relação entre a harmonia, melodia e a poética da letra, além de identificar manifestações semióticas e padronizações musicais frequentes em suas composições. A metodologia desenvolvida para esta pesquisa consistiu em realizar uma amostragem de músicas de acordo com sua popularidade, efetuar uma análise harmônica e poética destas, correspondê-las com a leitura de artigos e livros a respeito de semiótica musical para, posteriormente, relacionar o embasamento teórico com a discussão no intuito da obtenção de resultados. Foi possível identificar padrões musicais como a preferência por cadências plagais, além da abundância de tonalidades menores nas composições do artista escolhido. Esta pesquisa pode colaborar para a ampliação de trabalhos acadêmicos na área de análise semiótica de canções brasileiras, além de potencializar a compreensão quanto ao uso de certas convenções musicais para nichos específicos. [resumo fornecido pelo autor]
URI
https://repositorio.ucs.br/11338/8998
Collections
  • Música - Licenciatura [36]

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV
 

 

Navegar

Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntos

Minha conta

EntrarCadastro

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV