Imagem e percepção de valor nas intenções de compra de carne de frango
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Data
2014-04-29Autor
Reche, Ricardo Antonio
Orientador
De Toni, Deonir
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O Brasil ocupa, atualmente, posição destacada no cenário mundial como produtor e exportador
de carne de frango, gerando empregos e a permanência do homem no campo. Pesquisas
demonstram que o consumo da carne de frango, em escala mundial, cresce a taxas maiores que
o das outras carnes, porém ainda sendo suplantado pelo consumo de carne bovina. Porém,
apesar da crescente demanda e do grande fluxo de valores que envolvem a cadeia avícola, a
percepção dos consumidores sobre a carne de frango ainda carece de atenção por parte dos
pesquisadores. Desta forma, buscou-se neste trabalho verificar quais os atributos componentes
da imagem da carne de frango, qual a imagem central deste produto, quais as percepções de
valor do consumidor sobre este tipo de carne e quais as dimensões determinantes para a compra
do produto. A metodologia utilizada foi classificada como pesquisa exploratória, com
abordagem qualitativa e quantitativa. Os resultados evidenciam que o consumidor percebe a
carne de frango como um produto saudável, de preço acessível, versátil e leve. Porém, aspectos
negativos levantados pelos consumidores, tais como a crença na presença de hormônios
merecem atenção por parte de pesquisadores e fabricantes. Em relação à intenção de compra, o
trabalho mostra que as dimensões da imagem configuradas como racionais, funcionais,
sensoriais e físico-materiais são as mais significativas para a intenção de compra do produto.
Percebeu-se, assim, a multiplicidade de atributos e dimensões envolvidas na constituição da
imagem e na intenção de compra do produto avaliado, o que remete à possibilidade de atuação
dos profissionais do marketing e da cadeia avícola em variáveis específicas, influenciadores ou
inibidoras do comportamento de compra do consumidor de carne de frango.