• português (Brasil)
    • English
    • español
    • italiano
    • Deutsch
  • português (Brasil) 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
    • italiano
    • Deutsch
  • Entrar
Ver item 
  •   Página inicial
  • Teses, Dissertações e Relatórios
  • Teses, Dissertações e Relatórios defendidos na UCS
  • Programa de Pós-Graduação em Filosofia
  • Mestrado Acadêmico em Filosofia
  • Ver item
  •   Página inicial
  • Teses, Dissertações e Relatórios
  • Teses, Dissertações e Relatórios defendidos na UCS
  • Programa de Pós-Graduação em Filosofia
  • Mestrado Acadêmico em Filosofia
  • Ver item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

A representação ético-estética do corpo na fotografia contemporânea

Thumbnail
Visualizar/Abrir
Dissertacao Gustavo Luiz Pozza.pdf (1.664Mb)
Data
2016-01-27
Autor
Pozza, Gustavo Luiz
Orientador
Paviani, Jayme
Metadata
Mostrar registro completo
Resumo
Objetivando a compreensão das relações entre a ética e a estética na fotografia, mais propriamente com relação à representação do corpo, procura-se compreender o processo de significação da imagem. Devido à característica indicial da imagem gerada por um processo mecânico e por isso singular nas representações visuais, a fotografia se destaca com relação a sua representação da realidade codificada visualmente. Aplicando metodologias de diferentes autores na avaliação e análise do discurso ético e da construção estética, foram combinadas duas possibilidades de percepção da imagem, produzindo uma metodologia própria e direcionada para a discussão dos conflitos causados pela representação do imoral como belo.A partir da compreensão dos mecanismos da comunicação visual pelas teorias de Peirce, Bazin, Barthes, Sontag e Dubois; das relações entre a arte e a ética de Keiran e Gaut; de estudos sobre as estéticas fenomenológica e analítica e da pesquisa de metodologias e da aplicação em avaliações de imagens fotográficas produzidas a partir do início do século XX, foi possível obter dados relevantes para a análise da construção formal e do posicionamento moral da obra resultante. Esse enfoque teve como resultado a proposta de uma metodologia de avaliação ético-estética que permita ao espectador compreender, analisar e avaliar a obra de arte fotográfica.
URI
https://repositorio.ucs.br/handle/11338/1089
Collections
  • Mestrado Acadêmico em Filosofia [111]

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV
 

 

Navegar

Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntos

Minha conta

EntrarCadastro

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV