O cancioneiro popular da imigração italiana : a leitura como processo de construção de sentidos na performance da canção
Fecha
2016-03-04Autor
Porto, Patrícia Pereira
Orientador
Feltes, Heloísa Pedroso de Moraes
Metadatos
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O canto popular se constitui como uma das expressões de maior significado dentre as manifestações de tradição oral da imigração italiana no nordeste do Rio Grande do Sul e reforça os traços de uma identidade cultural e de uma memória dos descendentes de imigrantes. O projeto ECIRS (Elementos Cuturais da Imigração Italiana no Nordeste do Rio Grande do Sul) realizou, na década de 1980, o levantamento e registro das canções interpretadas na região, resultando num acervo de aproximadamente 400 canções. A presente pesquisa tem como objetivo compreender o processo de construção de sentido na performance das canções que compõem o acervo do Cancioneiro Popular da Imigração Italiana e, a partir disso, identificar de que forma os sentidos atribuídos à sua performance contribuem para a manutenção de uma memória da imigração italiana. Para tanto, foi realizado um estudo comparativo, a partir do grupo de canções ainda interpretadas, visando identificar o processo de construção de novas memórias e de novos sentidos atribuídos à prática de cantar. A partir de discussões sobre Cultura Popular, se estabelece a relação entre o hábito de cantar com a formação de uma identidade cultural do descendente de imigrante italiano. Da mesma forma, explica-se que o sentido no Cancioneiro Popular da Imigração Italiana acontece em sua performance, e que todos os elementos que a constituem participam na construção de sentido, devendo-se considerar os processos individuais, sociais e culturais. Como metodologia de análise, utilizou-se a abordagem de José Luiz Martinez que, baseado na semiótica peirceana, propõe que a investigação musical deva acontecer nos campos da Semiose Musical, da Representação Musical e da Interpretação Musical. As análises realizadas nesta pesquisa demonstraram que, na atualidade, existe um certo caráter de politização no processo de formação de sentido das canções, visto que as formações corais partem de iniciativas públicas e privadas, muitas vezes associadas a um discurso sobre políticas patrimoniais. Da mesma forma, foi possível identificar que alguns signos e estruturas musicais têm importante papel na formação de sentido das canções. Por fim, foi possível estabelecer que o sentido atribuído à prática das canções é também construído a partir de um sistema gestáltico, em que os hábitos de escuta e gerações de expectativas individuais fazem parte do processo. O sentido atribuído às canções é estabelecido no sistema e na inter-relação entre todos os elementos que as constituem no momento de sua performance, elementos estes formados a partir do uso e contexto social e cultural.