Bases, processos e resultados da aprendizagem interorganizacional em rede de cooperação : um estudo de casos múltiplos
Mostra/ Apri
Data
2016-05-11Autore
Borelli, Verena Alice
Orientador
Larentis, Fabiano
Metadata
Mostra tutti i dati dell'itemAbstract
A aprendizagem interorganizacional tem se destacado como um dos temas relevantes para o ambiente no qual as organizações encontram-se inseridas, a qual integram-se em um importante instrumento na formulação e no desenvolvimento de estratégias para as empresas que atuam na forma de redes de cooperação. Ao incorporar a aprendizagem na definição de seus propósitos corporativos, as organizações que atuam em rede passam a adicionar um conjunto de interesses que percorrem as questões meramente econômicas atendendo, assim, as necessidades e expectativas de seus diversos públicos. Para tanto, conhecer as dimensões que influenciam esse aprendizado, assim como, relacionamentos interorganizacionais e o processo de aprendizagem que ocorre de forma situada entre determinados indivíduos e grupos de diferentes organizações - o denominado “pessoal de fronteira” tornam-se, essenciais para esta área de estudo. O objetivo desta dissertação foi analisar as relações entre bases, processos e resultados de aprendizagem interorganizacional. Como metodologia, foi realizada uma pesquisa de natureza qualitativa, de caráter exploratório-descritivo. A estratégia foi o estudo de casos múltiplos, e como técnica de coleta de dados utilizou-se a entrevista em profundidade e observação direta. Dentre os agentes envolvidos, o campo de estudo foi composto por três redes de cooperação, sendo dos segmentos, educação infantil, farmacêutico e de fornecedores para a indústria moveleira, todas localizadas na Serra Gaúcha, as quais foram identificadas como Redes de Cooperação A, Rede de Cooperação B e Rede de Cooperação C. Os resultados do estudo indicaram que a aprendizagem interorganizacional pode ser identificada nas bases interorganizacionais, ao desenvolver nas empresas da Rede o fortalecimento de sua competitividade, diminuindo os custos e oportunizando a participação conjuntamente em eventos de qualificação profissional, visitas a feiras e viagens. Quanto aos processos, a aprendizagem formal e informal ocorre pela troca de experiências, embora haja compartilhamento do conhecimento, há casos específicos em que ele não ocorre. Como resultado, o que está sendo aprendido na rede, está sendo utilizado de forma independente. Quanto aos contextos, o temporal interage com o espacial, e no nível intraorganizacional foram apresentados as trajetórias e experiências de cada associado inseridos nas redes de cooperação. Já no nível interorganizacional foi apresentado o que está ocorrendo no presente, as expectativas e tendências quanto ao futuro. É possível responder à pergunta de pesquisa afirmando que as bases, processos e resultados da aprendizagem no contexto das redes de cooperação, se relacionam e a qualidade das interações é um fator importante, no qual se desenvolve a confiança e o comprometimento.