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Inovação tecnológica utilizada no parque de neve Snowland em Gramado - RS

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Dissertacao Juliana Alano.pdf (1.604Mb)
Data
2016-07-25
Autor
Alano, Juliana
Orientador
Motta, Marta Elisete Ventura da
Metadata
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Resumo
A disseminação da atividade turística trouxe como consequência a necessidade de inovar constantemente para atrair novos visitantes. A inovação nos serviços não contribui somente com o alto desempenho e a lucratividade da empresa, mas para o desenvolvimento econômico como um todo. Desta forma, justifica-se a utilização da tecnologia na busca constante pela inovação, seja para lançar um novo produto ou serviço, mudar ou incrementar seus processos, de marketing ou gestão, considerando-a como um elemento chave para que a inovação tecnológica aconteça. A partir da relevância das questões relacionadas ao assunto, a pesquisa teve como objetivo verificar as inovações tecnológicas implementadas nos serviços e inovações em processos, radicais e incrementais, no parque de neve Snowland, localizado na cidade de Gramado, no Rio Grande do Sul, e se estas inovações tecnológicas atraem turistas para o município. A metodologia utilizada foi um estudo de caso, exploratório e descritivo, dividido em duas etapas de pesquisa, voltadas para a coleta dos dados. Na primeira fase utilizou-se de entrevista em profundidade realizada com experts da empresa. Posteriormente as entrevistas passaram pela análise de conteúdo. Na segunda etapa de pesquisa foi utilizado o método de pesquisa survey, com aplicação de questionário estruturado, que foi validado por especialistas e testado, e posteriormente aplicado a uma amostra de 385 visitantes. Nesta etapa, foi realizada a análise dos dados utilizando a estatística descritiva e regressão linear multivariada. Como resultados na pesquisa qualitativa, verificou-se que as inovações tecnológicas em serviços estão relacionadas principalmente aos equipamentos de produção da neve e da moto neve a bateria, sendo que estas inovações podem ser consideradas radicais. Já em relação às inovações em processos, tem-se a aquisição de ingressos online, o uso de pulseiras eletrônicas, que registram a consumação, e o check list eficiente na preparação e orientações para prática das atividades, estas foram consideradas inovações incrementais. Na pesquisa quantitativa foi possível verificar que a primeira opção dos turistas está relacionada à visitação de atrativos naturais (48,8%), já em segundo lugar está o parque de neve (23,4%). Além disso, ao final do trabalho, a média encontrada para as inovações do parque foi de 6,51 e se os serviços prestados foram satisfatórios, foi de 6,03. Portanto, com o estudo foi possível pesquisar sobre a inovação tecnológica no setor de serviço, pois geralmente a maioria dos estudos estão voltados para o setor da indústria. Ademais, considerando que o assunto está sendo discutido na academia e que precisa ser difundido no meio empresarial, é pertinente o desenvolvimento de pesquisas científicas nesta área de conhecimento, incentivando a prática de inovação tecnológica no setor de turismo.
URI
https://repositorio.ucs.br/handle/11338/1237
Collections
  • Mestrado Acadêmico em Administração [315]

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