Recursos e competências estratégicas de uma empresa familiar centenária : estudo de caso na casa Magnabosco sob a ótica da visão baseada em recursos
Fecha
2017-09-19Autor
Furlan, Juliana
Orientador
Barcellos, Paulo Fernando Pinto
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítemResumen
A Visão Baseada em Recursos, fundamentada na teoria econômica, é uma abordagem dentro da Administração Estratégica que caracteriza uma empresa como um composto de recursos e capacidades que a distingue das demais concorrentes. Os recursos e as capacidades, quando são desenvolvidos e controlados por uma organização, são fontes essenciais na conquista da vantagem competitiva com retornos superiores, que possibilitam investir no empreendimento e ampliar os negócios. Por isso, este trabalho tem como objetivo avaliar os recursos e as competências estratégicas de uma empresa familiar centenária que a mantiveram competitiva e permitiram a sua longevidade. A ambiência de estudo desta dissertação é o segmento varejista, tipicamente caracterizado pela venda de tecidos, confecções e calçados, instalado no centro da cidade de Caxias do Sul – RS. E o caso de estudo é a centenária Casa Magnabosco, fundada em 1915, a organização familiar, do ramo do varejo, mais antiga da cidade em funcionamento. Para levantamento das informações foi efetuada uma pesquisa, de natureza aplicada, com abordagem qualitativa, objetivo exploratório e descritivo, que utiliza como estratégia de pesquisa, o estudo de caso único. A coleta de dados se utilizou de entrevistas estruturadas, semiestruturadas e narrativas com gestores, funcionários e clientes, ademais da observação direta no ambiente investigado e da análise documental. Foram realizadas 37 entrevistas semiestruturadas, três entrevistas narrativas e foram respondidos 28 questionários estruturados. A partir dos resultados, foi preenchida a matriz de recursos e competências, a qual serviu também de ferramenta para a coleta de dados junto aos gestores. E, posteriormente, foram extraídas as informações referentes ao valor e à importância dos recursos e competências disponíveis, assim como sua sustentabilidade e, por fim, foi efetuada a análise com a utilização da Abordagem VRIO. Para a análise de dados, foi proposta a análise de conteúdo com o auxílio do software Nvivo® 11 Pro. Os resultados obtidos apontam que os recursos e as competências da Casa Magnabosco, considerados vantagens competitivas sustentáveis na Abordagem VRIO, tais como localização, reputação e imagem, relacionamentos e cultura organizacional, têm o potencial de criar valor econômico para a organização, pois a mantém no mercado há 102 anos. O destaque do estudo recai sobre a cultura organizacional, encontrada nas competências organizacionais, alicerçada nas formas de gerir do fundador e repassadas às demais gerações. Ficou evidente que a cultura da família, baseada em valores como: honestidade, confiança e a “familiaridade”, repassados às gerações, funcionários e clientes, são elementos de conexão entre seus membros, a razão do sucesso, do comprometimento e da longevidade desta organização.