• português (Brasil)
    • English
    • español
    • italiano
    • Deutsch
  • Deutsch 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
    • italiano
    • Deutsch
  • Einloggen
Dokumentanzeige 
  •   DSpace Startseite
  • Teses, Dissertações e Relatórios
  • Teses, Dissertações e Relatórios defendidos na UCS
  • Programa de Pós-Graduação em Administração
  • Mestrado Acadêmico em Administração
  • Dokumentanzeige
  •   DSpace Startseite
  • Teses, Dissertações e Relatórios
  • Teses, Dissertações e Relatórios defendidos na UCS
  • Programa de Pós-Graduação em Administração
  • Mestrado Acadêmico em Administração
  • Dokumentanzeige
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Processo de aprendizagem organizacional no desenvolvimento de competências organizacionais

Thumbnail
Öffnen
Dissertacao Ricardo Jose da Cunda Nascimento.pdf (1.191Mb)
Datum
2017-09-22
Autor
Nascimento, Ricardo José da Cunda
Orientador
Costa, Carlos Alberto
Metadata
Zur Langanzeige
Zusammenfassung
A habilidade de relacionar o processo de aprendizagem organizacional com o desenvolvimento de competências nem sempre é perceptível nas organizações. Neste sentido, o objetivo deste trabalho foi analisar as dimensões da aprendizagem organizacional relacionadas aos indivíduos e a cultura no processo de desenvolvimento das competências organizacionais em uma instituição de ensino superior. Para tanto, foi realizada uma pesquisa quanti-qualitativa, por meio do método misto como estratégia explanatória sequencial. A primeira etapa de investigação foi quantitativa descritiva usado uma survey, cuja análise dos dados ocorreu por uma estatística uni e multivariada baseada em uma análise fatorial. Foram consideradas as dimensões da cultura organizacional e o indivíduo relativas a aprendizagem organizacional, definidas com base em Neergard (1994) e foi usado como instrumento de pesquisa o questionário Dloq-A. A análise do resultado obtido nesta etapa serviu de subsídios para o desenvolvimento de um roteiro de entrevista semiestruturadas com gestores sobre competências organizacionais. Da análise integrada dos resultados de ambas as etapas, concluiu-se que a aprendizagem organizacional desenvolve competências organizacionais. Entre os principais achados desta dissertação, identificou-se quatro novos construtos da cultura de aprendizagem que estão diretamente relacionados ao desenvolvimento das competências organizacionais categorizadas e codificados através da análise de conteúdo.
URI
https://repositorio.ucs.br/handle/11338/3180
Collections
  • Mestrado Acadêmico em Administração [316]

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Kontakt | Feedback abschicken
Theme by 
Atmire NV
 

 

Stöbern

Gesamter BestandBereiche & SammlungenErscheinungsdatumAutorenTitelnSchlagwortenDiese SammlungErscheinungsdatumAutorenTitelnSchlagworten

Mein Benutzerkonto

EinloggenRegistrieren

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Kontakt | Feedback abschicken
Theme by 
Atmire NV