Governo eletrônico e inovação de processo : estudo de caso do portal do Estado do Rio Grande do Sul
Date
2017-09-29Author
Kiekow, Andrea Simoni
Orientador
Motta, Marta Elisete Ventura da
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A administração pública, em suas esferas de atuação, utiliza-se de mecanismos para intensificar e facilitar relações entre cidadãos e governos, por intermédio de inovações de processo. Com a utilização da internet, percebe-se a modernização e aproximação dos segmentos da sociedade com o governo, permitindo ofertar serviços públicos de forma eficiente e efetiva. Em vista disso, o presente estudo teve por objetivo identificar a percepção dos gestores públicos municipais na utilização do portal eletrônico do Estado do Rio Grande do Sul quanto à inovação de processo. Para tanto, foi realizada pesquisa aplicada, quantitativa, descritiva por meio de survey, com 62 gestores municipais dos 497 municípios do Rio Grande do Sul. Como resultados observou-se que o portal eletrônico possibilita melhorias nos serviços públicos e agilidade, auxilia na elaboração de políticas públicas, melhora a interação da sociedade com o governo e a transparência dos atos públicos. Além disso, o portal eletrônico é visto como inovação de processos, que minimiza gastos da administração pública e dos usuários, e possibilita melhorias nos processos para o cidadão. Identificou-se ainda por meio de análise fatorial, que os fatores agruparam-se em três fatores, sendo eles tecnologia, processos, e interação, não apresentando diferenças entre os resultados dos grupos por mesorregiões do Rio Grande do Sul. Por fim, observou-se ainda que há correlação significativa entre Tecnologia e Processos (0,680), Tecnologia e a Interação (0,740), e Processos e a Interação (0,616), indicando que quanto melhores os resultados de um dos fatores na gestão pública, melhores serão os resultados dos demais fatores.