Inovações e seus canais de difusão : um estudo de caso na rede brasileira de bancos de leite humano
Fecha
2018-01-30Autor
D'Avila, Alfonso Augusto Froés
Orientador
Munhoz Olea, Pelayo
Metadatos
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A Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano - rBLH-BR é a primeira rede temática do Serviço Único de Saúde - SUS, decorrente da articulação entre política pública de saúde, integração interinstitucional e atendimento a demandas da sociedade por melhoria da saúde dos lactantes, sendo reconhecida como a maior rede de bancos de leite humano no mundo. A estratégia de bancos de leite no Brasil beneficiou mais de 1,8 milhões de recém-nascidos e teve apoio de 1,3 milhões de doadoras entre 2009 e 2016. Neste contexto, a pesquisa identificou as inovações organizacionais e mercadológicas na rBLH-BR, entre dezembro de 2010 e dezembro de 2015, conforme critérios do Manual de Oslo (2005) e, posteriormente, analisou-se o uso dos canais de difusão pelas inovações identificadas. Metodologicamente a pesquisa adotou estudo de caso como procedimento técnico por meio do uso do método misto numa estratégia incorporada concomitante, envolvendo uma abordagem qualitativa e quantitativa com objetivos exploratórios e descritivos. A pesquisa foi realizada junto ao Centro de Referência Nacional - CRN da rBLH-BR, que é o Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira − IFF/Fiocruz. O estudo foi composto por uma pesquisa documental e entrevistas com especialistas com a finalidade de caracterizar a estrutura da rBLH-BR, identificar as inovações e seus canais de difusão, como também, especificar suas relações. O resultado evidenciou que as inovações organizacionais e mercadológicas seguem padrões. As inovações da dimensão organizacional são caracterizadas por serem desenvolvidas pela própria rede ou em colaboração, por serem inovações no âmbito mundial com grau de impacto radical e com difusão total na rede, que iniciam no CRN, passando pelos Centros de Referência Estaduais - CRE e posteriormente os BLHs, utilizando os meios de comunicação interpessoal como canal de difusão com base em soluções de TIC e web. Outro padrão identificado está relacionado as inovações da dimensão de marketing como novidade no âmbito da organização e de impacto incremental, as quais são desenvolvidas na própria rBLH-BR ou em cooperação, com a difusão partindo do CRN para toda a rede, promovida por meios de comunicação de massa. Portanto, o CRN foi identificado como centro inovador/difusor da rBLH-BR e responsáveis pelas funções de padronização, normatização, planejamento, controle, credenciamento e de estabelecer acordos de cooperação internacional.