• português (Brasil)
    • English
    • español
    • italiano
    • Deutsch
  • Deutsch 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
    • italiano
    • Deutsch
  • Einloggen
Dokumentanzeige 
  •   DSpace Startseite
  • Teses, Dissertações e Relatórios
  • Teses, Dissertações e Relatórios defendidos na UCS
  • Programa de Pós-Graduação em Administração
  • Mestrado Acadêmico em Administração
  • Dokumentanzeige
  •   DSpace Startseite
  • Teses, Dissertações e Relatórios
  • Teses, Dissertações e Relatórios defendidos na UCS
  • Programa de Pós-Graduação em Administração
  • Mestrado Acadêmico em Administração
  • Dokumentanzeige
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Desenvolvimento de inteligência competitiva no setor vitivinícola

Thumbnail
Öffnen
Dissertacao Simone Fonseca de Andrade.pdf (2.320Mb)
Datum
2015-02-06
Autor
Andrade, Simone Fonseca de
Orientador
Fachinelli, Ana Cristina
Metadata
Zur Langanzeige
Zusammenfassung
A Inteligência Competitiva é um processo dinâmico, que pode mobilizar a ação coletiva em torno da transformação de dados, informações e conhecimentos em Inteligência, para ampliar a competitividade das empresas. No âmbito setorial, a estruturação e manutenção de unidades de Inteligência Competitiva apresenta características e desafios próprios, dada a complexidade e dinâmica da estrutura de redes de empresas, com seus diferentes atores, interesses e estratégias. Nesse contexto, a presente dissertação de mestrado teve como tema principal a Inteligência Competitiva, sob uma visão coletiva. O objetivo foi analisar o processo e os resultados associados à implementação de uma unidade de Inteligência Competitiva no setor vitivinícola. Para tanto, buscou-se sustentação teórica sobre Inteligência Competitiva, Inteligência Coletiva e abordagem de Redes. O método utilizado foi a pesquisa-ação, a fim de acompanhar a implantação da unidade de Inteligência Competitiva e, ao mesmo tempo, observar e analisar a transformação na realidade estudada, por meio dos problemas, decisões, ações, negociações, conflitos e tomadas de consciência que ocorreram ao longo do processo. Os resultados indicaram que a implantação da Inteligência Competitiva Setorial é algo dinâmico e complexo; que requer atuação do estrategista da rede e que as dimensões contextuais dão sustentação ao processo de Inteligência Competitiva. Considera-se, dentre outros aspectos, que a tipologia do processo de Inteligência Competitiva, tradicionalmente utilizada pelas empresas, no plano individual, pode nortear a implantação setorial.
URI
https://repositorio.ucs.br/handle/11338/862
Collections
  • Mestrado Acadêmico em Administração [316]

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Kontakt | Feedback abschicken
Theme by 
Atmire NV
 

 

Stöbern

Gesamter BestandBereiche & SammlungenErscheinungsdatumAutorenTitelnSchlagwortenDiese SammlungErscheinungsdatumAutorenTitelnSchlagworten

Mein Benutzerkonto

EinloggenRegistrieren

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Kontakt | Feedback abschicken
Theme by 
Atmire NV