Análise de fatores condicionantes na adoção de um sistema de custeio em micro e pequenas empresas no setor metal-mecânico de Caxias do Sul-RS
Mostra/ Apri
Data
2015-08-07Autore
Thomé, Marcelo Luis
Orientador
Costa, Carlos Alberto
Metadata
Mostra tutti i dati dell'itemAbstract
No mundo globalizado e competitivo em que se vive, as constantes mudanças obrigam as micro e pequenas empresas a repensarem o seu modelo de gestão. Nesse sentido, deve haver um monitoramento e uma reavaliação constante das operações das empresas, a fim de garantir um sincronismo entre a estratégia traçada e a sua correta execução. A questão da determinação dos custos dos produtos e de serviços, os esforços para reduzí-los e a conseqüente tomada de decisão empresarial que torne a empresa mais competitiva, há décadas, vêm desafiando executivos e acadêmicos. Para buscar soluções factíveis, é necessária uma preparação estrutural e gerencial que assegurem a eficiência (mecanismo) e a eficácia (resultado) empresarial. Isso tem sido feito em parte, pela utilização de diferentes métodos de custeio objetivando a geração de informações que propiciem o melhor planejamento e controle dos custos das empresas. A pesquisa proposta neste trabalho visa a contribuir na análise dos fatores condicionantes na adoção de um sistema de custeio para micro e a pequenas empresas. O objetivo é analisar os fatores que condicionam a escolha de um método de custeio em micro e pequenas empresas, traçando, a partir desses fatores, um perfil com as principais características acerca da escolha de um método de custeio. O estudo foi focado nas micro e pequenas empresas do setor metal-mecânico de Caxias do Sul – RS, cadastradas junto ao Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Caxias do Sul (Simecs). Para alcançar o propósito deste trabalho e responder à questão a que se propõe, esta pesquisa reveste-se de um caráter teórico-prático, e a metodologia aplicada toma como base a elaboração de uma pesquisa descritivo exploratória. Para tanto, foi feita uma pesquisa de campo, utilizando como ferramenta um questionário aplicado em um universo de 420 empresas, com uma amostra de 45 questionários.