Proposta de melhoria nos processos na área de compras de uma empresa de transporte com matriz localizada em Caxias do Sul
Visualizar/ Abrir
Data
2024-12-07Autor
Oliveira, Elisandra Vicente Silva
Orientador
Peretti, Jucelda de Lourdes Gonzatto
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Este trabalho apresenta o diagnóstico realizado em uma empresa que presta serviços de transportes, cuja sede está localizada no município de Caxias do Sul. Foram mapeadas as áreas administrativa, comercial, compras, operações, financeira e recursos humanos, identificando pontos fortes e fracos. Esses fatores foram analisados juntamente com as oportunidades e ameaças e elaborou-se uma matriz swot. A pesquisa realizada foi de natureza qualitativa, de nível exploratório e as estratégias adotadas foram o estudo de caso, a pesquisa documental e a pesquisa bibliográfica. O objetivo geral da pesquisa, foi propor melhorias na gestão e processos na área de compras da organização, abordando os processos das carteiras de compras administrativas, compras de combustíveis e compras de manutenção de veículos. Baseado na análise da matriz swot foram identificadas estratégias para aprimorar o acompanhamento e execução dos procedimentos de compras. A sugestão apresentada delineia um plano de ações que visa implementar melhorias práticas e gerenciais nessa área, buscando aumentar a eficiência e a eficácia do sistema de compras, atendendo às necessidades operacionais da organização. [resumo fornecido pelo autor]