• português (Brasil)
    • English
    • español
    • italiano
    • Deutsch
  • português (Brasil) 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
    • italiano
    • Deutsch
  • Entrar
Ver item 
  •   Página inicial
  • Trabalhos de Conclusão de Curso
  • Área do Conhecimento das Engenharias
  • Engenharia Mecânica - Bacharelado
  • Ver item
  •   Página inicial
  • Trabalhos de Conclusão de Curso
  • Área do Conhecimento das Engenharias
  • Engenharia Mecânica - Bacharelado
  • Ver item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Projeto de novo spider para freios a tambor

Visualizar/Abrir
TCC Emanuel Geovane Coelho (3.178Mb)
Data
2025-06-12
Autor
Coelho, Emanuel Geovane
Orientador
Linzmaier, Paulo Roberto
Metadata
Mostrar registro completo
Resumo
Desde que o ser humano foi capaz de evoluir a ponto de criar veículos para transporte se preocupa (naturalmente) em manter o controle dos mesmos, desde as charretes que tinham os seus freios controlados pelos relhos do cavalo até hoje com os mais sofisticados sistemas de controle de velocidade (freios). Este trabalho é baseado no desenvolvimento de um novo componente de freio, o spider. O spider um componente estrutural utilizado apenas nos freios a tambor. O objetivo deste trabalho é obter um produto bem estruturado com o mínimo de massa possível para que o freio atenda a requisitos legais. A metodologia do trabalho apresenta cálculos para especificação de cargas, estudo de FEA e a utilização da otimização topológica. A criação do design se dará a partir da otimização topológica e validação pelo FEA baseados nos critérios de aprovação obtidos no chucker test. Como estratégia de mercado optou-se por destinar esforços para o desenvolvimento do produto em aço fundido, uma vez que os novos entrantes no mercado (produtos importados) têm seguido esta tendência. Das otimizações topológicas foram extraídos quatro designs os quais após diversas avaliações, os mesmos não foram aprovados, os dois primeiros designs reprovados por características mecânicas insuficientes (elevados níveis de tensão) o terceiro por processo (paredes abaixo da espessura mínima para fundição) e o quarto devido ao target de custo que já havia sido extrapolado devido ao aumento das paredes do produto para sua manufatura. [resumo fornecido pelo autor]
URI
https://repositorio.ucs.br/11338/14676
Collections
  • Engenharia Mecânica - Bacharelado [313]

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV
 

 

Navegar

Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntos

Minha conta

EntrarCadastro

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV