Teletrabalho e motivação dos professores de ensino a distância na Universidade de Caxias do Sul : análise a partir da hierarquia das necessidades de Maslow
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Data
2019-04-10Autor
Santos, Renata Suana dos
Orientador
Dorion, Eric Charles Henri
Metadata
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O avanço das tecnologias da informação e comunicação permitiu que os professores pudessem exercer atividades curriculares em diferentes locais e horários e estabelecer uma comunicação mais rápida e eficaz com os alunos. Para as instituições acadêmicas foi possível expandir os cursos EaD sem a necessidade da exigência das aulas presencias, possibilitando aos alunos o ingresso aos cursos de interesse, independente da localidade que se encontra a sede da instituição, através de uma nova forma de atuação do colaborador. O presente estudo teve por objetivo estudar a motivação dos professores de ensino a distância da Universidade de Caxias do Sul, quanto ao teletrabalho, a partir dos conceitos da Hierarquia das Necessidades de Maslow (1954). Trata-se de um estudo de caso do Curso de Administração na Universidade de Caxias do Sul, a qual possui professores atuando nesta função desde 2002. A metodologia de natureza qualitativa abordará um estudo exploratório-descritivo, por meio de entrevistas semiestruturadas envolvendo cinco profissionais desta instituição acadêmica e levantamentos bibliográficos. A análise de conteúdo foi baseada em Bardin (2016), foi utilizado o software NVivo 11® e realizada uma codificação a priori com base no referencial teórico. Na análise de conteúdo das entrevistas identificou-se que os aspectos Sociais e Fisiológicos possuem uma relevância maior na relação entre professores e teletrabalho. [resumo fornecido pelo autor]