Auflistung nach Autor "Valentini, Carla Beatris"
Anzeige der Dokumente 41-60 von 82
-
Interações da criança surda em escola comum
Franzoi, Elenara Borges Silveira (2017-03-15)Esta dissertação objetiva analisar as interações da criança surda em escola comum, a fim de entender o papel das interações no contexto escolar, bem como sua importância para a constituição da linguagem e da aprendizagem. ... -
Itinerários no processo de educar na infância: diálogos entre pedagogias
Maciel, Rochele Rita Andreazza (2019-11-12)Esta tese investiga como os artefatos pedagógicos originam distintos modos de orientar o processo de educar crianças pequenas, qualificando as práticas pedagógicas, a partir de experiências vividas no cotidiano dos serviços ... -
O jogo de Fusen como recurso pedagógico na inclusão de estudantes com deficiência física severa nas aulas de educação física
Frank, Tiago José (2017-10-23)O objetivo desta pesquisa é avaliar a contribuição do jogo de Fusen como recurso pedagógico na inclusão de estudantes com deficiência física severa em aulas de Educação Física. Criado no Japão, o jogo de Fusen é uma atividade ... -
O jogo Probio e a visão sistêmica em educação ambiental
Mendes, Michel (2017-02-23)O objetivo desta pesquisa é investigar o caráter educacional do jogo Probio frente à visão sistêmica em educação ambiental, a fim de situar sua relevância para a construção de um novo olhar sobre a relação homem-natureza. ... -
Laboratório de fabricação: o processo criativo à luz da abstração reflexionante no ensino e aprendizagem de design
Toso, Tiago (2019-11-11)Esta é uma pesquisa teórica que tem por base a Epistemologia Genética de Piaget, a aprendizagem no ensino em Design e os laboratórios de fabricação digital. A Epistemologia Genética preocupa-se em explicar como o conhecimento ... -
Laptop educacional : mecanismos sociocognitivos nos contextos de aprendizagem
Rigoni, Dirce Méri De Rossi Garcia Rafaelli (2014-06-06)Essa dissertação possui um caráter exploratório, em que o delineamento metodológico é dado pelo estudo de caso que investiga os mecanismos sociocognitivos dos estudantes em interação com o laptop educacional. Os estudantes, ... -
O laptop educacional na sala de aula : movimentos de letramento digital nas práticas de leitura e escrita de estudantes do ensino fundamental
Schonz, Mariane Maria (2014-06-09)Esta dissertação tem como objetivo principal investigar como os movimentos de letramento digital ocorrem nas práticas de leitura e escrita no contexto da inserção dos laptops em uma escola de ensino fundamental. O estudo ... -
Ler e jogar ou jogar e ler? : estratégias de leitura empregadas por estudantes do 5º ano do ensino fundamental ao jogar no click jogos
Boeira, Adriana Ferreira (2016-01-26)O objetivo desta pesquisa é investigar o perfil de leitura dos estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental de uma escola particular do município de Vacaria-RS, analisando as estratégias de leitura empregadas por eles ao ... -
Letramento digital na formação inicial do pedagogo: o olhar dos discentes
Kravetz, Rejane Maria Nascimento (2021-11-30)As tecnologias digitais (TDs) compõem e modificam as nossas formas de ensinar, aprender, ler e escrever, possibilitando oportunidades para a participação e o desenvolvimento do letramento digital por meio das telas de ... -
A linguagem em blog educativo e o processo de aprendizagem
Boeira, Adriana Ferreira (2015-09-30)Esta dissertação tem como objetivo principal analisar a relação entre a linguagem, através dos enunciados registrados por estudantes e o professor em blog educativo, e o processo de aprendizagem. Utiliza-se a metáfora ... -
Movimentos de ensinar e aprender matemática em convivência
Giron, Graziela Rossetto (2019-11-12)Esta Tese, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Caxias do Sul, emergiu de uma experiência que teve como foco cartografar o fluir de uma professora (que também foi a pesquisadora) e seus ... -
O olhar dos profissionais da educação acerca dos processo de escolarização de estudantes com deficiência intelectual em curso técnico integrado ao ensino médio
Bezerra, Querubina Aurélio (2018-10-26)No Brasil, o acesso de estudantes com deficiência ao sistema comum de ensino ganhou destaque desde a implementação de políticas de inclusão, havendo possibilidade de ingresso de estudantes com as mais diversas necessidades ... -
Olhar pedagógico para crianças que apresentam Transtorno Opositor Desafiador (TOD)
Souza, Aline Prestes de (2022-07-07)Este artigo trata do Transtorno Opositor Desafiador, tema não muito abordado na área da Educação. Tem como objetivo identificar e analisar possibilidades de mediação pedagógica como estudante diagnosticado com TOD a partir ... -
Paisagens do atendimento educacional especializado
Belusso, Roniele (2017-06-26)Esta dissertação tem por objetivo evidenciar os saberes presentes nos registros escolares de alunos que frequentavam o Atendimento Educacional Especializado (AEE). Desenvolveu-se um quadro teórico com alguns entendimentos ... -
O papel mediador de paratextos na leitura literária de estudantes do quarto ano no ensino fundamental
Furtado, Maria Isabel Silveira (2020-03-16)Esta dissertação tem como objetivo investigar, a partir do modo como estudantes interagem com exemplares selecionados pelo PNBE 2014, o papel dos paratextos dessas obras literárias na escolha/na leitura de um título pelas ... -
O pedagogo e o desenvolvimento de crianças com Síndrome de Down na educação infantil
Amaral, Scheila Severo Melo (2019-08-12)Esse estudo abordou o tema "O pedagogo e o desenvolvimento de crianças com Síndrome de Down na Educação Infantil" em uma Escola de Educação Infantil da rede privada de ensino, na cidade de Caxias do Sul, Estado do Rio ... -
Pensamento computacional e formação de professores: uma análise a partir da plataforma Code.org
Pasqual Júnior, Paulo Antonio (2018-10-26)O pensamento computacional tem sido discutido na literatura como uma nova competência para o cidadão do século XXI. Nesse caminho, a inclusão da Ciência da Computação e de linguagens de programação nas escolas têm acontecido ... -
Prática pegagógica e dificuldades de aprendizagem : processos de inclusão e exclusão na perspectiva dos professores
Scussiatto, Caroline Carminatti (2015-07-27)A presente dissertação constitui-se em um estudo qualitativo exploratório sobre os discursos dos professores acerca de sua prática pedagógica em face de estudantes com dificuldades de aprendizagem no contexto da educação ... -
Práticas avaliativas na educação a distância no ensino superior: estudo de caso de um curso superior de tecnologia
Salatino, Vialana Ester (2019-04-23)Esta dissertação versa sobre práticas avaliativas na educação a distância no ensino superior em um curso superior de tecnologia. Para a concretização desta pesquisa foi fundamental abordar, além das práticas avaliativas ... -
Práticas de leitura no livro eletrônico
Teixeira, Marcelo Votto (2016-12-23)Estudos focados às práticas de leitura remontam ao fato de que diferentes suportes de leitura proporcionam diferentes práticas. A presente dissertação constitui-se em uma pesquisa bibliográfica, possuindo como procedimento ...