Navegação por autor "Valentini, Carla Beatris"
Itens para a visualização no momento 21-40 of 81
-
Entre as frestas das políticas públicas: representações sociais de famílias de crianças em sofrimento psíquico grave
Monteiro, Ananaíra (2020-05-29)O objetivo desta pesquisa é descrever as representações sociais referentes ao cuidado, nos âmbitos da educação, saúde e assistência social, que emergem nos relatos de famílias de crianças em sofrimento psíquico grave. A ... -
Entre escolas : a trajetória escolar de estudantes com deficiência intelectual a partir da percepção das mães
Oliveira, Claudia Medeiros de (2016-12-07)A trajetória escolar do estudante com deficiência intelectual é tema recorrente no contexto educacional e tem gerado inúmeras inquietações e ponderações a seu respeito. Os estudos realizados na área comumente abordam o ... -
Entre história e memórias: análise do processo de inclusão escolar de crianças com deficiência a partir de trajetórias docentes
Copetti, Aline Marques (2023-11-29) -
Escolarização e inclusão : narrativas de mães de filhos com Transtorno do Espectro Autista (TEA)
Bassotto, Beatriz Catharina Messinger (2018-09-11)A presente dissertação constitui-se em um estudo qualitativo exploratório de caráter documental, composto de obras em Língua Portuguesa, com autoria de Mães de filhos com Transtorno do Espectro Autista (TEA). O objetivo ... -
Estudantes com transtorno do espectro autista nos anos finais do ensino fundamental : a escuta dos educadores
Loch, Tatiane Marta (2023-12-18)Esta dissertação constitui-se em um estudo qualitativo exploratório e objetiva analisar o processo de inclusão dos estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA), a partir das práticas pedagógicas direcionadas a eles, ... -
Estudo de melhoramento do uso de movimentação e navegação em espaços tridimensionais em audiogames
Maffazioli, Lucas Antônio (2019-07-19)Este trabalho tem como objetivo o estudo e a aplicação de fundamentos da movimentação e navegação em espaços tridimensionais em áudio jogos, nicho geralmente utilizado pelo público deficiente visual com cegueira total. ... -
Família-criança-escola/professor : o interjogo repetição-transformação
Pereira, Siloé (2014-06-06)A presente investigação – que tem como foco relações possíveis entre aprendizagem, interações familiares e escolares – busca delinear uma compreensão acerca de possíveis interrelações do estilo de aprender que uma criança ... -
A formação de professores e o uso de recursos tecnológicos no ensino de história
Rambo, Fernanda (2018-10-01)Esta pesquisa na área de concentração do ensino de História: Fontes e Linguagens, na linha de pesquisa de Linguagens e Cultura no ensino de História, tem como finalidade analisar como os professores da rede pública de ... -
Formação inicial de professores e autonomia: um estudo com estudantes e docentes de licenciaturas da área de ciências exatas
Peruchin, Débora (2023-02-28)A presente pesquisa foi realizada tendo em vista o objetivo de analisar como a formação de professores propicia que os estudantes de licenciaturas da área de ciências exatas desenvolvam sua autonomia em seus percursos ... -
Fotocartografias de uma educação para todos no ensino médio
Gonem, Thays Carvalho (2019-04-23)Que tentativas para pensar uma educação para todos podemos operar com uma escola de ensino médio a partir da realização de uma cartografi a? Provocados por tal pergunta elaboramos uma dissertação de mestrado mediante a ... -
Gamificação com foco em narrativa e relações com o saber de estudantes: uma experiência no ensino superior
Fardo, Marcelo Luís (2022-07-29)Esta pesquisa nasce com a intenção de contribuir com a construção de subsídios teórico-práticos para o avanço da gamificação como estratégia utilizada em ambientes educacionais, de modo a proporcionar boas experiências de ... -
A gamificação como estratégia pedagógica : estudo de elementos dos games aplicados em processos de ensino e aprendizagem
Fardo, Marcelo Luís (2014-05-30)O problema que norteia esta pesquisa é investigar quais as potencialidades que a gamificação pode desencadear quando aplicada em processos de ensino e aprendizagem. A partir dessa investigação são pensados alguns ... -
O gestor da escola pública da região noroeste do Rio Grande do Sul: políticas educacionais na perspectiva da Inclusão
Lepke, Sonize (2019)Esta tese propõe analisar como as políticas educacionais, na perspectiva da inclusão, orientam os gestores de escolas públicas da região Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul e são por eles interpretadas. A pesquisa, ... -
"Há em ti": um olhar da psicanálise para o professor e o estudante haitiano no ensino fundamental
Moraes, Helenara Sironi de (2019-05-29)Os movimentos migratórios existem desde o princípio dos tempos. A guerra, a fome, os desastres naturais, a intolerância religiosa estão entre as razões que levam milhares de pessoas a abandonar sua terra natal em busca de ... -
A inclusão do estudante com deficiência intelectual na educação superior do IFRS Bento Gonçalves : um olhar sobre a mediação docente
Accorsi, Maria Isabel (2016-09-21)Esta dissertação tem como principal objetivo analisar o processo de inclusão de um estudante com deficiência intelectual (DI) na Educação Superior Tecnológica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio ... -
Inclusão na educação infantil: percepção dos profissionais da educação
Locatelli, Marquéli (2019-12-12)Este estudo apresenta conceitos e definições que se relacionam à inclusão na Educação Infantil, apontando as percepções e os desafios evidenciados por professores que atuam nessa etapa da escolarização. A inclusão é um ... -
Incursões reflexivas sobre o conceito de turismo e a qualificação "pedagógico" no binômio "turismo pedagógico"
Lima, Francielle de (2014-11-18)A presente pesquisa tem como objeto de estudo o conceito de Turismo pedagógico, focalizado em relações conceituais que possam emergir da análise desse binômio, tendo em conta particularmente o fato de “Turismo” configurar-se ... -
Informática educativa na rede municipal de Caxias Sul: 20 anos de história - 1992-2012
Pasqual Júnior, Paulo Antonio (2023-11-11)Os computadores fazem parte da educação há pelo menos 40 anos, contudo, a História da Tecnologia na Educação ainda não é uma área consolidada no campo das pesquisas em História da Educação. Durante esse período, no Brasil, ... -
A inteligência artificial como prática mediadora para o ensino e aprendizagem na educação
Domeneghini, Daiana (2022-07-08)A pesquisa versa sobre a inserção das técnicas de Inteligência Artificial na educação, bem como o reconhecimento das características que envolvem o uso dessas técnicas como prática mediadora para ensinar e aprender. De ... -
Interações da criança surda em escola comum
Franzoi, Elenara Borges Silveira (2017-03-15)Esta dissertação objetiva analisar as interações da criança surda em escola comum, a fim de entender o papel das interações no contexto escolar, bem como sua importância para a constituição da linguagem e da aprendizagem. ...