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A inteligência artificial como prática mediadora para o ensino e aprendizagem na educação

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Dissertação Daiana Domeneghini.pdf (629.7Kb)
Data
2022-07-08
Autor
Domeneghini, Daiana
Orientador
Pescador, Cristina Maria
Metadata
Mostrar registro completo
Resumo
A pesquisa versa sobre a inserção das técnicas de Inteligência Artificial na educação, bem como o reconhecimento das características que envolvem o uso dessas técnicas como prática mediadora para ensinar e aprender. De forma mais precisa, discorre sobre o uso dos sistemas tutores inteligentes para promover um ensino e aprendizagem personalizados. Embora as transformações sociais, mesmo em períodos distintos, venham adentrando o cotidiano da sociedade e alterando os hábitos de vida, a mutação tecnológica, incorporada de virtualização e conectividade, permeia esse espaço cultural e desafia o modelo tradicional do binômio ensino e aprendizagem. A mudança pode ser fundamental quando é possível reconhecer uma necessidade social e, nessa perspectiva, o objetivo geral deste trabalho é identificar as características que permeiam o uso das técnicas de inteligência artificial como prática mediadora para o ensino e a aprendizagem. Para cumprir com o objetivo principal, optou-se pela construção de uma pesquisa bibliográfica de caráter qualitativo exploratório, embasada nos principais autores científicos como Bittencourt (1998), BNCC (2018); Crochik (1998); Dowbor (2009); Freire (2015); Kuramoto (2009); Lemos (2009); Lévy (1999); Lévy (2001); Palacios(2009); Simões (2009); Turing (1950) e Vicari (2018). Os resultados da referida investigação evidenciaram que o sujeito contemporâneo já vivencia a mutação tecnológica, o que sinaliza a importância de os sistemas tutores inteligentes adentrarem os espaços escolares de modo a acompanharem as tendências do cotidiano. Da mesma forma, é possível o desenvolvimento de competências e habilidades do estudante por meio da utilização dos recursos advindos de técnicas de IA para oferecer um ensino e uma aprendizagem contemporâneos. [resumo fornecido pelo autor]
URI
https://repositorio.ucs.br/11338/10684
Collections
  • Mestrado Acadêmico em Educação [333]

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