• português (Brasil)
    • English
    • español
    • italiano
    • Deutsch
  • português (Brasil) 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
    • italiano
    • Deutsch
  • Entrar
Ver item 
  •   Página inicial
  • Teses, Dissertações e Relatórios
  • Teses, Dissertações e Relatórios defendidos na UCS
  • Programa de Pós-Graduação em História
  • Mestrado Profissional em História
  • Ver item
  •   Página inicial
  • Teses, Dissertações e Relatórios
  • Teses, Dissertações e Relatórios defendidos na UCS
  • Programa de Pós-Graduação em História
  • Mestrado Profissional em História
  • Ver item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

A formação de professores e o uso de recursos tecnológicos no ensino de história

Thumbnail
Visualizar/Abrir
Dissertacao Fernanda Rambo.pdf (2.106Mb)
Data
2018-10-01
Autor
Rambo, Fernanda
Orientador
Rela, Eliana
Metadata
Mostrar registro completo
Resumo
Esta pesquisa na área de concentração do ensino de História: Fontes e Linguagens, na linha de pesquisa de Linguagens e Cultura no ensino de História, tem como finalidade analisar como os professores da rede pública de Flores da Cunha inserem a cultura digital nas aulas de História, com recorte para a história do Rio Grande do Sul. A partir de então, houve apoio, principalmente, nos estudos de Kenski, Lemos, Lévy, na busca por referencial teórico para embasar está escrita. Vivemos em uma era digital, em que a escola não pode ficar na contramão desse processo; é preciso aproveitar essas ferramentas tecnológicas no processo de ensino e aprendizagem. Organizou-se este estudo, primeiramente, com a influência que as novas tecnologias da educação têm nas instituições de ensino; a partir daí elencou-se a formação de professores para seu uso na escola. Após, apresentou-se quinze aplicativos, já existentes, para o ensino e aprendizagem da História, no contexto do nosso estado. Com o auxílio de um questionário e levantamento prévio de dados, foi criado o produto final, um curso de formação continuada para os professores-referência das turmas de 5º ano e professores de História da rede, intitulado “O professor mediador: interação aluno, professor e as tecnologias no ensino de História”, no qual trabalhamos com todos os recursos tecnológicos encontrados. No final dos seis encontros do curso, analisamos as discussões realizadas durante esta formação, juntamente com o questionário aplicado, para entender como ocorre essa fluência entre tecnologias e o ensino de História pelos professores da rede pública. Verificamos que as tecnologias digitais eram pouco utilizadas para o ensino de História, com ressalva para pesquisa na área. Os profissionais que dispuseram seu tempo para participar da formação continuada, tiveram a oportunidade de conhecer algumas formas de integrar os recurso tecnológicos e a história do Rio Grande do Sul.
URI
https://repositorio.ucs.br/11338/3935
Collections
  • Mestrado Profissional em História [91]

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV
 

 

Navegar

Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntos

Minha conta

EntrarCadastro

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV