dc.contributor.advisor | Rela, Eliana | |
dc.contributor.author | Rambo, Fernanda | |
dc.contributor.other | Valentini, Carla Beatris | |
dc.contributor.other | Rocha, Karla Marques da | |
dc.contributor.other | Luchese, Terciane Ângela | |
dc.date.accessioned | 2018-10-01T12:17:11Z | |
dc.date.available | 2018-10-01T12:17:11Z | |
dc.date.issued | 2018-10-01 | |
dc.date.submitted | 2018-08-02 | |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ucs.br/11338/3935 | |
dc.description | Esta pesquisa na área de concentração do ensino de História: Fontes e Linguagens, na linha de pesquisa de Linguagens e Cultura no ensino de História, tem como finalidade analisar como os professores da rede pública de Flores da Cunha inserem a cultura digital nas aulas de História, com recorte para a história do Rio Grande do Sul. A partir de então, houve apoio, principalmente, nos estudos de Kenski, Lemos, Lévy, na busca por referencial teórico para embasar está escrita. Vivemos em uma era digital, em que a escola não pode ficar na contramão desse processo; é preciso aproveitar essas ferramentas tecnológicas no processo de ensino e aprendizagem. Organizou-se este estudo, primeiramente, com a influência que as novas tecnologias da educação têm nas instituições de ensino; a partir daí elencou-se a formação de professores para seu uso na escola. Após, apresentou-se quinze aplicativos, já existentes, para o ensino e aprendizagem da História, no contexto do nosso estado. Com o auxílio de um questionário e levantamento prévio de dados, foi criado o produto final, um curso de formação continuada para os professores-referência das turmas de 5º ano e professores de História da rede, intitulado “O professor mediador: interação aluno, professor e as tecnologias no ensino de História”, no qual trabalhamos com todos os recursos tecnológicos encontrados. No final dos seis encontros do curso, analisamos as discussões realizadas durante esta formação, juntamente com o questionário aplicado, para entender como ocorre essa fluência entre tecnologias e o ensino de História pelos professores da rede pública. Verificamos que as tecnologias digitais eram pouco utilizadas para o ensino de História, com ressalva para pesquisa na área. Os profissionais que dispuseram seu tempo para participar da formação continuada, tiveram a oportunidade de conhecer algumas formas de integrar os recurso tecnológicos e a história do Rio Grande do Sul. | pt_BR |
dc.description.abstract | This research in the area of concentration of the teaching of History: Sources and Languages, in the line of research of Languages and Culture in the teaching of History, aims to analyze how the teachers of the public network of Flores da Cunha insert the digital culture in the classes of History , with a cut in the history of Rio Grande do Sul. Since then, there has been support, mainly, in the studies of Kenski, Lemos, Lévy, in the search for theoretical reference to base is written. We live in a digital age, where the school can not stand against this process; it is necessary to take advantage of these technological tools in the process and teaching and learning. This study was organized, firstly, with the influence that the new technologies of education have in the educational institutions; from which the formation of teachers for their use in the school was listed. After that, fifteen existing applications were presented for the teaching and learning of history, in the context of our state. With the aid of a questionnaire and previous data collection, the final product was created, a continuing training course for the reference teachers of the 5th grade class and teachers of History of the network, entitled "The mediator teacher: student, teacher interaction and technologies in teaching History ", in which we work with all the technological resources found. At the end of the six course meetings, we analyzed the discussions carried out during this training, together with the questionnaire applied, to understand how this fluency between technologies and the teaching of history by public school teachers occurs. We verified that the digital technologies were little used for the teaching of History, with reservation for research in the area. The professionals who took the time to participate in the continuous training had the opportunity to know some ways to integrate technological resources and the history of Rio Grande do Sul. | en |
dc.language.iso | pt | pt_BR |
dc.subject | História - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Professores - Formação | pt_BR |
dc.subject | Tecnologia educacional | pt_BR |
dc.subject | History Study and teaching | en |
dc.subject | Learning | en |
dc.subject | Teachers, Training of | en |
dc.subject | Educational technology | en |
dc.title | A formação de professores e o uso de recursos tecnológicos no ensino de história | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
mtd2-br.advisor.instituation | Universidade de Caxias do Sul | pt_BR |
mtd2-br.advisor.lattes | http://lattes.cnpq.br/6126653759143109 | pt_BR |
mtd2-br.author.lattes | RAMBO, F. | pt_BR |
mtd2-br.program.name | Programa de Pós-Graduação em História | pt_BR |