• português (Brasil)
    • English
    • español
    • italiano
    • Deutsch
  • português (Brasil) 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
    • italiano
    • Deutsch
  • Entrar
Ver item 
  •   Página inicial
  • Teses, Dissertações e Relatórios
  • Teses, Dissertações e Relatórios defendidos na UCS
  • Programa de Pós-Graduação em Educação
  • Mestrado Acadêmico em Educação
  • Ver item
  •   Página inicial
  • Teses, Dissertações e Relatórios
  • Teses, Dissertações e Relatórios defendidos na UCS
  • Programa de Pós-Graduação em Educação
  • Mestrado Acadêmico em Educação
  • Ver item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

O olhar dos profissionais da educação acerca dos processo de escolarização de estudantes com deficiência intelectual em curso técnico integrado ao ensino médio

Thumbnail
Visualizar/Abrir
Dissertacao Querubina Aurelio Bezerra.pdf (5.314Mb)
Data
2018-10-26
Autor
Bezerra, Querubina Aurélio
Orientador
Valentini, Carla Beatris
Metadata
Mostrar registro completo
Resumo
No Brasil, o acesso de estudantes com deficiência ao sistema comum de ensino ganhou destaque desde a implementação de políticas de inclusão, havendo possibilidade de ingresso de estudantes com as mais diversas necessidades educacionais específicas nos diferentes níveis e modalidades de ensino. As instituições federais passaram, então, a adequar as políticas institucionais para viabilizar acesso e permanência de estudantes público-alvo da educação especial em cursos técnicos e de graduação. Diante deste contexto, o objetivo desta pesquisa é analisar como profissionais docentes e técnico-administrativos em educação desenvolvem práticas que viabilizem a escolarização de estudante com deficiência intelectual em curso técnico integrado ao ensino médio. Os conceitos mediação, interação, compensação e zona de desenvolvimento proximal propostos a partir de Vigotski dão sustentação teórica a esta pesquisa. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de natureza exploratória, a partir do delineamento de Estudo de Caso, tendo como fontes de evidência documentos institucionais e entrevistas semiestruturadas realizadas com profissionais da educação que atuam no campus Caxias do Sul do Instituto Federal do Rio Grande do Sul. A partir da Análise de Conteúdo, constituíram-se duas categorias: 1. Política de Inclusão Institucional; e 2. Movimentos do processo de escolarização. Na categoria Política de Inclusão Institucional foi possível identificar a existência de uma política que prevê o acesso de pessoas com deficiência no IFRS, com reservas de vagas para pessoas com deficiência, sejam elas egressas ou não de escolas públicas, bem como ações que visam à permanência, evidenciadas no regulamento do NAPNE, por meio da quebra de barreiras arquitetônicas, educacionais, comunicacionais e atitudinais. No entanto, algumas informações emergem indicando que mesmo com uma política de inclusão que permeia toda a estrutura organizacional, existem lacunas nos processos inclusivos na instituição, por vezes estas lacunas não se referem a própria estrutura prevista no IFRS, mas às condições previstas na legislação e que não são contempladas pela política institucional. Dentre essas lacunas apontam-se a ausência de uma sala de atendimento com recursos específicos para atender estudantes com deficiência e de um especialista que realize o atendimento educacional especializado. Na categoria Movimentos do processo de escolarização observou-se busca por estratégias que permitam a inclusão do estudante com deficiência intelectual e viabilize a sua aprendizagem, dentre as quais a possibilidade de desenvolvimento de trabalhos colaborativos, a organização de atendimentos no contraturno pelos professores do ensino regular e profissionais técnicos-administrativos em educação, e a mediação da aprendizagem a partir do olhar para as singularidades e potenciais de um estudante com deficiência intelectual.
URI
https://repositorio.ucs.br/11338/4154
Collections
  • Mestrado Acadêmico em Educação [333]

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV
 

 

Navegar

Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntos

Minha conta

EntrarCadastro

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV