Navegação por assunto "Jogos eletrônicos"
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Interface gestual aplicada à recuperação do movimento
Este trabalho consiste de uma pesquisa teórica/prática envolvendo interfaces gestuais e reabilitação de movimentos físicos. As investigações teóricas guiaram à implementação de uma aplicação dirigida a auxiliar a fisioterapia, ... -
Jogos independentes de terror: uma proposta para boas experiências com baixo custo de produção
(2021-12-30)Este trabalho aborda formas de superar as limitações técnicas e financeiras no desenvolvimento de jogos de terror de baixo custo. A partir de uma pesquisa teórica, foram considerados os principais elementos que compõem um ... -
La passione di Giusi: um serious game como ferramenta para aprendizagem da língua italiana
(2020-12-24)O presente trabalho tem como objetivo principal projetar e desenvolver um serious game com o intuito principal de ensinar, para o ensino do nível básico de conversação na língua italiana, focado na faixa etária entre 14 a ... -
Ler e jogar ou jogar e ler? : estratégias de leitura empregadas por estudantes do 5º ano do ensino fundamental ao jogar no click jogos
(2016-01-26)O objetivo desta pesquisa é investigar o perfil de leitura dos estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental de uma escola particular do município de Vacaria-RS, analisando as estratégias de leitura empregadas por eles ao ... -
Mecânicas de jogo aplicadas à construção de significados em jogos digitais
(2022-01-26)O presente trabalho de conclusão de curso investiga o modo como mecânicas de jogo se articulam na construção de significado em jogos digitais. Utiliza-se de pesquisa bibliográfica como metodologia para o levantamento dos ... -
O mercado mundial de jogos digitais
(2023-07-14)Atualmente, o mercado de jogos teve uma crescente, batendo recorde de consoles (videogame)/ jogos vendidos a cada ano. Cada vez mais empresas se envolvem nesse ramo, como por exemplo a Microsoft que fez um acordo para ... -
Meta C8: uma experiência em realidade virtual para divulgar o Campus 8 da Universidade de Caxias do Sul
(2023-08-18)Esta pesquisa tem como finalidade desenvolver uma experiência em realidade virtual imersiva, para divulgar o Campus 8 da Universidade de Caxias do Sul. Para isso foi conceituado realidade virtual, imersão, presença, ... -
O papel das expectativas musicais na experiência de usuário em narrativas sonoras interativas
(2020-12-18)As narrativas sonoras têm uma importante função na condução de expectativas emocionais que atuam na percepção das narrativas audiovisuais. Exemplo disso são os jogos eletrônicos, que passaram a se utilizar de diversos ... -
Perfect Weapon - Prototype : proporcionando competição e mantendo o engajamento dos jogadores
(2023-08-18)Este trabalho aborda formas de agradar diversas personalidades de jogadores, através de mecânicas e elementos de game design, ao mesmo tempo que aborda jogos competitivos e de que maneira pode ser gerada a competitividade ... -
As personagens femininas no jogo Mortal Kombat : uma análise estética a partir da imagem estereotipada da mulher
(2020-07-23)Esta monografia analisa a imagem feminina no jogo eletrônico de luta Mortal Kombat, com foco no seu estereótipo sexualizado. Para a sua elaboração foram necessárias buscas de informações históricas acerca de mulheres, ... -
Poker analyst
O presente trabalho desenvolveu um software para o auxílio na tomada de decisões num jogo de pôquer online. O objetivo do software é analisar estatísticas que possam definir os perfis de jogo de cada jogador. A partir dos ... -
Proposta de rede social gamificada para associações de câncer infantil
Com os games e as redes sociais presentes cada vez mais no cotidiano dos seres humanos, é possível verificarmos os benefícios que ambos podem trazer ao serem utilizados em conjunto. Este trabalho propõe um modelo de rede ... -
Serious game como ferramenta de ensino de lógica de programação para crianças
Os serious games são ferramentas de aprendizagem eficazes, pois são motivadores e porque podem comunicar de forma e ficiente conceitos e fatos sobre diversos assuntos. O objetivo deste trabalho era projetar e desenvolver ... -
Serious games e o desenvolvimento do pensamento computacional: uma abordagem vigotskiana
(2020-06-24)O pensamento computacional emerge no atual contexto sócio-histórico cibercultural como uma forma de pensamento que oferece boas perspectivas, tanto no âmbito da programação quanto no de outras áreas de conhecimento. Ao ... -
Um Serious Games para apoio a pré-alfabetização
Com o surgimento das novas interfaces humano-computador que tornaram a tecnologia cada vez mais interativa, os games tornaram-se uma ferramenta em potencial à diversas aplicações. É possível verificar-se os benefícios que ... -
Story Teller : um jogo para criação de narrativas interativas
Este trabalho mostra como jogos são uma forma interessante para se contar histórias. Narrativas e jogos andam juntos desde o surgimento dos videogames. Conceitos como narrativas em jogos eletrônicos, tecnologias de ... -
O storytelling construído ao longo dos anos pelo streamer Gaules e o impacto no sucesso do campeonato IEM Rio Major 2022 de Counter Strike Global Offensive (CS:GO)
(2023-12-09)O estudo intitulado "O Storytelling Construído ao Longo dos Anos pelo Streamer Gaules e o Impacto no Sucesso do Campeonato IEM Rio Major 2022 de CounterStrike Global Offensive (CS:GO)" investiga a utilização do storytelling ... -
Trilha sonora de jogos eletrônicos: um estudo com compositores brasileiros
(2021-05-22)As trilhas sonoras de jogos eletrônicos eram inicialmente criadas pelos próprios programadores e eram constituídas de simples ruídos. Com o avanço da tecnologia, essas trilhas tornaram-se megaproduções compostas por músicos ... -
Trilhas sonoras de jogos de videogame: uma análise da música além dos limites do jogo
(2019-03-12)As trilhas sonoras dos jogos de videogame vêm ganhando cada vez mais destaque e importância, não só na economicamente promissora indústria do entretenimento eletrônico, mas também na indústria do entretenimento musical. ... -
Turismo e gamificação: um método para o desenvolvimento de softwares voltados ao turismo
(2022-03-02)Jogos digitais e atividades gamificadas podem influenciar alguns modos de pensar e agir dos indivíduos (Navarro, 2013; Xu e Buhalis, 2021), melhorando a experiência do turista pós-moderno (Molina, 2011) e integrando-o, ...