O incentivo à leitura pela literatura fantástica
Visualizar/ Abrir
Data
2020-12-18Autor
Brezolin, Alana
Orientador
Knapp, Cristina Loff
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Este trabalho tem como objetivo investigar em que medida a literatura fantástica pode servir como ferramenta para incentivar a leitura, a fim de compreender como se dá a interação literatura fantástica e leitor. Para isso, definições de leitura e de literatura foram apresentadas, tanto em sentido amplo quanto restrito. Além disso, verificou-se como normalmente são e como poderiam ocorrer a leitura do texto literário na escola e as aulas de literatura. Quanto à literatura fantástica, o(s) seu(s) percurso(s) histórico(s) e algumas concepções teóricas sobre ela foram apresentadas. Por fim, relacionou-se leitura, ensino e literatura fantástica, com a intenção de perceber como ela pode promover o incentivo à leitura. Para a realização deste trabalho, optou-se, principalmente, pela pesquisa bibliográfica, mas, também, uma pesquisa informal a partir de bases de dados e de levantamentos foi realizada. Constatou-se que a literatura fantástica pode incentivar a leitura, em especial, na medida em que depende da ativa participação do leitor ou de sua pró-atividade, bem como propõe um jogo entre o real e o irreal. [resumo fornecido pelo autor]