Arte e ilustração: um encontro possível
Fecha
2022-05-16Autor
Santos, Maiara Dall 'Agnol dos
Orientador
Boone, Sinara Maria
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítemResumen
Esta monografia tece reflexões e busca compreender de modo geral o uso das ilustrações presentes nos livros infantis inseridas nas aulas de arte. A proposta do trabalho é analisar e pensar o conceito de arte, o progresso da linguagem, os signos linguísticos e visuais, leitura de imagens e a relação da arte e da ilustração, promovendo o estudo sobre a leitura de imagens presentes nos livros infantis e sua importância no meio educacional. Esse trabalho foi constituído com base em fontes bibliográficas e a coleta das informações foi realizada através da pesquisa e leitura de textos sobre os temas referentes à literatura e arte. Para isso, a pesquisa inicialmente analisa questões históricas da arte e da literatura infantil e, em seguida, aborda alguns autores que exemplificam essas experiências visuais, bem como a necessidade da leitura de imagem na escola, contribuindo para a alfabetização visual. Logo após, há algumas sugestões de atividades voltadas aos mediadores culturais, com indicações de práticas que possibilitam o trabalho de análise com ilustrações. Conclui-se a importância então, de trabalhá-las como um sistema de experiências visuais, para formular significados, promovendo a integração e a habilidade de contextualizar e interpretar, ressignificando o cotidiano do educando. [resumo fornecido pelo autor]