Show simple item record

dc.contributor.advisorCosta, Carlos Alberto
dc.contributor.authorDal Pizzol, Mauro Andreolla
dc.contributor.otherLazzari, Fernanda
dc.contributor.otherDe Toni, Deonir
dc.contributor.otherMoraes, Jorge André Ribas
dc.date.accessioned2022-06-09T19:32:12Z
dc.date.available2022-06-09T19:32:12Z
dc.date.issued2022-06-03
dc.date.submitted2022-03-18
dc.identifier.urihttps://repositorio.ucs.br/11338/10178
dc.descriptionÉ fato que as organizações almejam se destacar no mercado de atuação e obter vantagens que a diferencie de seus concorrentes. Para que isso seja possível, é importante conhecer a si mesmo e ao seu concorrente, e escolher entre as diferentes estratégias quais são aplicáveis a cada contexto. Buscando este conhecimento, essa pesquisa de mestrado tem como foco analisar a cultura da inovação e as tecnologias da Indústria 4.0 em concreteiras, delimitando o estudo a organizações que fazem parte da Associação Brasileira das Empresas de Serviços de Concretagem - ABESC. Com uma abordagem qualitativa e exploratória a pesquisa está embasada em duas categorias de pesquisa: na cultura da inovação em organizações, e no conjunto das tecnologias habilitadoras da Indústria 4.0. Estas duas categorias de pesquisa foram codificadas em cinco temáticas: inovação, ambientes inovadores, cultura, atitudes inovadoras e tecnologias da Indústria 4.0. Os dados foram coletados por meio de entrevistas estruturadas abertas aplicadas junto aos representantes do segmento do concreto e posteriomente analisados através do software NVivo. Os resultados da pesquisa indicam que na categoria cultura da inovação as subcategorias que se sobressaem são: valores e crenças, aspectos culturais, influências e novos métodos e novos produtos. Na categoria Indústria 4.0 se destacaram: gerenciamento das informações, falta de conhecimento, integração horizontal e vertical do sistema, segurança cibernética e big data e análise de dados. [resumo fornecido pelo autor]pt_BR
dc.description.abstractIt is a fact that organizations aim to stand out in the market and obtain advantages that differentiate them from their competitors. For this to be possible, it is important to know yourself and your competitor, and choose between the different strategies which are applicable to each context. Seeking this knowledge, this master's research focuses on analyzing the culture of innovation and the technologies of Industry 4.0 in concrete companies, delimiting the study to organizations that are part of the Brazilian Association of Concrete Services Companies - ABESC. With a qualitative and exploratory approach, the research is based on two research categories: on the culture of innovation in organizations, and on the set of enabling technologies of Industry 4.0. These two research categories were coded into five themes: innovation, innovative environments, culture, innovative attitudes and Industry 4.0 technologies. Data were collected through open structured interviews applied with representatives of the concrete segment and later analyzed using the NVivo software. The research results indicate that in the culture of innovation category the subcategories that stand out are: values and beliefs, cultural aspects, influences and new methods and new products. In the Industry 4.0 category, the following stood out: information management, lack of knowledge, horizontal and vertical system integration, cyber security and big data and data analysis. [resumo fornecido pelo autor]en
dc.language.isoptpt_BR
dc.subjectAutomação industrialpt_BR
dc.subjectInovações tecnológicaspt_BR
dc.subjectIndústria 4.0pt_BR
dc.subjectIndustrial automationen
dc.subjectIndustrial automationen
dc.subjectTechnological innovationsen
dc.subjectIndustry 4.0en
dc.titleA cultura da inovação e as tecnologias das indústria 4.0 em concreteiraspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
mtd2-br.advisor.instituationUniversidade de Caxias do Sulpt_BR
mtd2-br.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/1836806994278593pt_BR
mtd2-br.author.lattesDal Pizzol, Mauro Andreollapt_BR
mtd2-br.program.nameMestrado Acadêmico em Administraçãopt_BR
mtd2-br.campusCampus Universitário de Caxias do Sulpt_BR
local.data.embargo2022-06-01


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record