Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.advisorFachinelli, Ana Cristina
dc.contributor.authorPanozzo, Rafael Poltronieri
dc.contributor.otherCamargo, Maria Emilia
dc.contributor.otherLarentis, Fabiano
dc.contributor.otherMoiseichyk, Ana Elizabeth
dc.date.accessioned2014-04-29T12:24:40Z
dc.date.available2014-04-29T12:24:40Z
dc.date.issued2014-04-29
dc.date.submitted2012-06-28
dc.identifier.urihttps://repositorio.ucs.br/handle/11338/101
dc.descriptionEm um ambiente de desenvolvimento de software a etapa de extração de requisitos é um processo complexo que envolve uma importante interação entre cliente e analista. Essa etapa é crucial para que um projeto se inicie de forma correta, desencadeando um efeito de assertividade e qualidade nos produtos desenvolvidos. A interação cliente analista pressupõe uma intensa troca de conhecimentos de natureza sobretudo tácita cuja interpretação afeta diretamente o resultado final do processo. Assim sendo, o objetivo do presente estudo é analisar a dimensão tácita do conhecimento no processo de definição de requisitos e sua relação com a qualidade em uma Fábrica de Software da Serra Gaúcha. A pesquisa é um estudo de caso único e utiliza métodos de Sensemaking para o resgate do conhecimento tácito. Para organização do conteúdo obtido nas entrevistas foi utilizado o software Atlas/Ti e para a análise foi utilizado o método dos mapas de associação de ideias. Os resultados indicam que o conhecimento tácito influencia a interpretação resultante da interação entre cliente e analista e por isso afeta o refinamento do requisito. Indicam também que o conhecimento tácito quando socializado, pode funcionar como um dispositivo de ajuste, promovendo a evolução do processo de definição de requisitos para que o produto final fique adequado à realidade.pt_BR
dc.description.abstractIn a development environment software requirements phase extraction is a complex process that involves a significant interaction between client and analyst. This step is crucial for a project to start correctly, triggering an effect of assertiveness and quality in the products developed. The interaction customer analyst assumes an intense exchange of knowledge of nature, especially tacit interpretation of which directly affects the outcome of the process. Therefore, the objective of this study is to analyze the tacit dimension of knowledge in the process of requirements definition and its relation to quality in a Software Factory Serra Gaúcha. The research is a single case study and uses methods of Sensemaking to the rescue of tacit knowledge. To organize the content obtained in the interviews was the software used Atlas / Ti and the analysis method was used maps of association of ideas. The results indicate that tacit knowledge influences the interpretation resulting from the interaction between client and analyst and therefore affects the refinement of the requirement. They also show that tacit knowledge when socialized, can function as an adjustment, promoting the evolution of the process of defining requirements for the final product be suitable for reality.en
dc.language.isoptpt_BR
dc.subjectGestão do conhecimentopt_BR
dc.subjectEngenharia de softwarept_BR
dc.subjectSoftware -- Desenvolvimentopt_BR
dc.subjectSatisfação do consumidorpt_BR
dc.subjectConhecimento tácitopt_BR
dc.subjectCogniçãopt_BR
dc.subjectSocializaçãopt_BR
dc.subjectTacit Knowledgeen
dc.subjectCognitionen
dc.subjectSocializationen
dc.titleA dimensão tácita do conhecimento na definição dos requisitos em uma fábrica de software da serra gaúchapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
mtd2-br.advisor.instituationUniversidade de Caxias do Sulpt_BR
mtd2-br.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/4797440372455126pt_BR
mtd2-br.author.lattesPANOZZO, R. P.pt_BR
mtd2-br.program.namePrograma de Pós-Graduação em Administraçãopt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem