Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorDorion, Eric Charles Henri
dc.contributor.authorRodrigues, Edvania Rocha
dc.contributor.otherMunhoz Olea, Pelayo
dc.contributor.otherCamargo, Maria Emilia
dc.contributor.otherGavronski, Iuri
dc.date.accessioned2015-10-05T12:11:58Z
dc.date.available2015-10-05T12:11:58Z
dc.date.issued2015-10-05
dc.date.submitted2015-04-30
dc.identifier.urihttps://repositorio.ucs.br/handle/11338/1026
dc.descriptionCom a crescente globalização de mercados e o aumento gradativo da concorrência, a inovação pode propiciar às organizações resultados positivos tais como rentabilidade e a criação e manutenção de vantagem competitiva sobre os seus concorrentes - elementos indispensáveis à sobrevivência em longo prazo. A prática da inovação contribui para o desenvolvimento econômico por oportunizar a criação de novos mercados e o aperfeiçoamento de mercados existentes, gerando benefícios para produtores e consumidores de produtos novos ou melhorados pela inovação. Desta forma, justifica-se a existência de uma constante busca pela inovação. Seja ela pelo lançamento de um novo produto, melhoria de prestação de serviço, no processo de produção, na entrada de um novo mercado, entre outras formas de inovar. A ocorrência de inovações é a responsável por mudanças na dinâmica do desenvolvimento, sendo a adoção de novas tecnologias a manifestação explícita dessa dinâmica. A partir desta contextualização, esta Dissertação teve como objetivo identificar as inovações tecnológicas em produtos e processos, classificando-as em radicais e incrementais, ocorridas na empresa ALFA. A inovação tecnológica contribui para a teoria de inovação como base para a descrição da importância dos conceitos pertinentes ao processo de mensuração da inovação. O método de pesquisa utilizado possui abordagem qualitativa e quantitativa, com objetivo exploratório e descritivo. O procedimento técnico utilizado foi o estudo de caso único. Na fase quantitativa, foi utilizada uma survey, com um questionário estruturado como instrumento de coleta de dados, que foi aplicado aos funcionários das áreas de qualidade, engenharia e processos de uma empresa do setor metalmecânico, totalizando uma população de 60 entrevistados. A análise dos dados ocorreu em duas etapas, na etapa qualitativa, foi utilizada a análise de conteúdo das entrevistas realizadas com os gestores, coordenadores e supervisores das áreas de qualidade, engenharia e processo, e na etapa quantitativa foi utilizada análise descritiva, através da análise de frequência do Qui-quadrado dos dados obtidos dos questionários aplicados aos colaboradores das áreas de qualidade, engenharia e processo e os questionários aplicados aos coordenadores, gestores e supervisores das áreas de qualidade, engenharia e processo. Os resultados da fase qualitativa identificaram a implantação de inovação em produtos e processos na empresa estudada. Os resultados quantitativos identificaram que a inovação em produtos e processos implantadas na empresa são classificadas como incrementais. Por meio da análise de frequência, foram identificadas diferenças entre as respostas dos gestores e dos colaboradores sobre as denominações de inovação implantada na empresa.pt_BR
dc.description.abstractWith the increasing globalization of markets and the gradual increase of competition, innovation can provide positive results to organizations such as profitability and competitive advantage of the creation and maintenance over its competitors - essential elements to the long-term survival. The practice of innovation contributes to economic development by giving the opportunity for new markets creation and improvement of existing markets, generating benefits for producers and consumers of new products or improved products by the innovation. In this way, it is justified the existence of a constant search for innovation. Either by the launch of a new product, or improvement in service delivery, improvement in the production process, the entry into a new market, among other ways to innovate. Innovations are responsible for major changes in the dynamics of development and the introduction of new technologies the most explicit manifestation of this dynamic. From this contextualization, this essay aims to identify the technological innovations in products and processes occurred in the company ALFA, classifying them into radical and incremental. Technological innovation contributes to innovation theory as a basis for the description of the importance of relevant concepts to the process of innovation measurement. The research method used has qualitative and quantitative approach with exploratory and descriptive purpose. The technical procedure used was a single case study. In the quantitative phase, a survey was used with a structured questionnaire as data collection instrument, which was applied to the employees of the quality area, engineering and processes of a company in the metal-mechanic industry, with a total of 60 respondents. The analysis of the data occurred in two stages. The analysis from the interviews content conducted with managers, coordinators and supervisors of the quality area, engineering and process was used in the qualitative stage. And, in quantitative stage was used descriptive quantitative analysis by chi-square frequency analysis of the data from questionnaires given to employees of quality area, engineering and process and from questionnaires given to managers, coordinators and supervisors of the same areas. The results of the qualitative phase identified the innovation implementation in products and processes in the studied company. The quantitative results indicate that innovation in products and processes implemented in the company are classified as incremental. Through frequency analysis, differences were identified between the responses of managers and employees on innovation denominations established in the company.pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.subjectInovações tecnológicas - Estudo de casospt_BR
dc.subjectTransportespt_BR
dc.subjectTechnological innovations - Case studiespt_BR
dc.subjectTransportationpt_BR
dc.titleInovação : estudo de caso em uma encarroçadora de ônibus de Caxias do Sulpt_BR
dc.typeDissertationpt_BR
mtd2-br.advisor.instituationUniversidade de Caxias do Sulpt_BR
mtd2-br.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/9240169100825650pt_BR
mtd2-br.author.lattesRODRIGUES, E. R.pt_BR
mtd2-br.program.namePrograma de Pós-Graduação em Administraçãopt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples