Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorPoletto, Matheus
dc.contributor.authorCesca, Flávio Salton
dc.contributor.otherSevero, Tiago Cassol
dc.contributor.otherAguzzoli, Cesar
dc.date.accessioned2022-06-20T16:53:35Z
dc.date.available2022-06-20T16:53:35Z
dc.date.issued2021-12-14
dc.date.submitted2021-12-06
dc.identifier.urihttps://repositorio.ucs.br/11338/10426
dc.descriptionOs minifoguetes utilizam uma mistura de nitrato de potássio e sacarose conhecida como grão propelente que ao ser ignitado produz uma queima energética que tem a função de deslocar o veículo para cima através do princípio de ação e reação. Para este estudo foram considerados dois tipos de sais oxidantes: o nitrato de potássio e o nitrato de sódio a fim de se estabelecer comparações entre qual destes dois componentes e em qual proporção oxidante/combustível haveria um melhor resultado. Foram analisados cinco pequenos motores foguete para cada porcentagem de mistura de grão propelente totalizando 30 ensaios em bancada estática a fim de cumprir com os objetivos deste trabalho. As formulações testadas continham 55/45, 65/35 e 75/25 porcentuais em massa de propelente feito com KNO3 e sacarose (C12H22O11) respectivamente, mantidas as mesmas composições preparadas, utilizou-se outro tipo de oxidante, o NaNO3. A metodologia seguida no preparo do grão propelente foi a mesma para ambos agentes oxidantes. Características de desempenho, como tempo de queima, impulso total, empuxo máximo, empuxo médio, impulso específico e velocidade característica, são parâmetros básicos de projeto que irão determinar o desempenho do combustível sólido. Parâmetros estes avaliados por um software cujos resultados para o propelente feito com nitrato de potássio (65/35), apresentou melhor desempenho em todos os quesitos confirmando da literatura ser a melhor proporção a ser utilizada. Com a menor massa residual (4,28%), também obtida em relação a todas as outras amostras. Os resultados obtidos para o NaNO3 comparativamente aos do KNO3, ficaram muito inferiores mas a proporção de (55/45) de mistura oxidante/combustível foi a que apresentou resultados um pouco melhor com exceção do empuxo médio e a mistura (75/25) não foi capaz de ignitar sendo que a massa residual para os demais propelentes feitos com este sal ficaram com uma média acima de 94%. [resumo fornecido pelo autor]pt_BR
dc.description.abstractThe mini rockets use a mixture of potassium nitrate and sucrose known as propellant grain, which, when ignited, produces an energy burn that has the function of moving the vehicle upwards through the principle of action and reaction. For this study, two types of oxidizing salts were considered: potassium nitrate and sodium nitrate in order to establish comparisons between which of these two components and in which oxidant/fuel ratio would have a better result. Five small rocket engines were analyzed for each percentage of propellant grain mix-ture, totaling 30 tests on a static bench in order to fulfill the objectives of this work. The tested formulations contained 55/45, 65/35 and 75/25 percentages by mass of propellant made with KNO3 and sucrose (C12H22O11) respectively, keeping the same prepared compositions, using another type of oxidant, NaNO3. The methodology followed in the preparation of the propellant grain was the same for both oxidizing agents. Performance characteristics such as burn time, total thrust, maximum thrust, average thrust, specific thrust, and characteristic speed are basic design parameters that will determine solid fuel performance. These parameters were evaluated by a software whose results for the propellant made with potassium nitrate (65/35), showed better performance in all items, confirming in the literature that it is the best proportion to be used. With the smallest residual mass (4.28%), also obtained in relation to all other samples. The results obtained for NaNO3 compared to KNO3 were much lower, but the proportion of (55/45) of oxidizing/fuel mixture was the one that presented slightly better results, except for the average thrust and the mixture (75/25) did not was able to ignite and the residual mass for the other propellants made with this salt had an average above 94%. [resumo fornecido pelo autor]pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.subjectEngenharia químicapt_BR
dc.subjectVeículos espaciaispt_BR
dc.subjectMotores de foguetespt_BR
dc.subjectVeículos espaciais - Sistemas de propulsãopt_BR
dc.titleAvaliação do desempenho propulsivo utilizando dois agentes oxidantes na forma de propelente sólido em minifoguetespt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
mtd2-br.advisor.instituationUniversidade de Caxias do Sulpt_BR
mtd2-br.program.nameBacharelado em Engenharia Químicapt_BR
mtd2-br.campusCampus Universitário de Caxias do Sulpt_BR
local.data.embargo2021-12-14


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples