• português (Brasil)
    • English
    • español
    • italiano
    • Deutsch
  • português (Brasil) 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
    • italiano
    • Deutsch
  • Entrar
Ver item 
  •   Página inicial
  • Trabalhos de Conclusão de Curso
  • Área do Conhecimento das Ciências Humanas
  • Psicologia - Bacharelado
  • Ver item
  •   Página inicial
  • Trabalhos de Conclusão de Curso
  • Área do Conhecimento das Ciências Humanas
  • Psicologia - Bacharelado
  • Ver item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

A educação em sexualidade no ambiente escolar: benefícios e entraves

Thumbnail
Visualizar/Abrir
TCC Bruna Dal Sotto.pdf (395.0Kb)
Data
2021-12-01
Autor
Dal Sotto, Bruna
Orientador
Cemin, Tânia Maria
Metadata
Mostrar registro completo
Resumo
O presente Trabalho de Conclusão de Curso busca identificar possíveis benefícios e entraves do ensino da sexualidade no ambiente escolar para crianças e adolescentes, abordando aspectos fundamentais sobre o ensino da sexualidade de acordo com a faixa etária. Para atender ao objetivo deste trabalho, buscou-se primeiramente conceituar aspectos psicológicos essenciais do desenvolvimento na infância e na adolescência, priorizando um possível entendimento, por meio de autores como Piaget, para maior compreensão do desenvolvimento cognitivo de cada estágio do desenvolvimento, e Freud, analisando principalmente a sua obra Três Ensaios Sobre a Teoria da Sexualidade, visando uma maior compreensão do desenvolvimento psicossexual. Após isso, de forma a buscar um maior entendimento sobre o contexto educacional brasileiro, foram trazidos dados do Anuário de Competitividade Mundial e, para evidenciar e conceituar o ensino da sexualidade, foram analisados os Parâmetros Curriculares Nacionais, na visão de diversos autores. A revisão de literatura é composta por capítulos de livros clássicos, além de artigos científicos publicados entre os anos de 1905 a 2020. Como fonte de análise desta pesquisa, foi utilizado o filme: C.R.A.Z.Y. - Loucos de Amor, o qual apresenta a vida de Zac, um garoto homossexual, desde seus primeiros dias de vida até o início da sua vida adulta, sem ter contato com qualquer educação sexual ao longo de sua trajetória; e o documentário Sala de Aula - Educação Sexual, que retrata a relevância de abordar o tema da sexualidade no contexto educacional. Além disso, os dados coletados foram organizados em forma de tabela, a partir da definição a posteriori, sendo três categorias em relação ao filme e dez em relação ao documentário. A discussão diz respeito a uma grande integração, tanto das categorias dos dois artefatos culturais quanto de aspectos teóricos da revisão de literatura, com o intuito de articular envolto do problema de pesquisa. De modo geral, identifica-se as dificuldades e a necessidade de maior orientação na área da sexualidade em escolas. [resumo fornecido pelo autor]
URI
https://repositorio.ucs.br/11338/10690
Collections
  • Psicologia - Bacharelado [266]

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV
 

 

Navegar

Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntos

Minha conta

EntrarCadastro

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV