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dc.contributor.advisorCemin, Tânia Maria
dc.contributor.authorDal Sotto, Bruna
dc.contributor.otherDias, Daniela Duarte
dc.contributor.otherScherer, Clarissa Giuliani
dc.date.accessioned2022-07-18T14:46:28Z
dc.date.available2022-07-18T14:46:28Z
dc.date.issued2021-12-01
dc.date.submitted2021-11-24
dc.identifier.urihttps://repositorio.ucs.br/11338/10690
dc.descriptionO presente Trabalho de Conclusão de Curso busca identificar possíveis benefícios e entraves do ensino da sexualidade no ambiente escolar para crianças e adolescentes, abordando aspectos fundamentais sobre o ensino da sexualidade de acordo com a faixa etária. Para atender ao objetivo deste trabalho, buscou-se primeiramente conceituar aspectos psicológicos essenciais do desenvolvimento na infância e na adolescência, priorizando um possível entendimento, por meio de autores como Piaget, para maior compreensão do desenvolvimento cognitivo de cada estágio do desenvolvimento, e Freud, analisando principalmente a sua obra Três Ensaios Sobre a Teoria da Sexualidade, visando uma maior compreensão do desenvolvimento psicossexual. Após isso, de forma a buscar um maior entendimento sobre o contexto educacional brasileiro, foram trazidos dados do Anuário de Competitividade Mundial e, para evidenciar e conceituar o ensino da sexualidade, foram analisados os Parâmetros Curriculares Nacionais, na visão de diversos autores. A revisão de literatura é composta por capítulos de livros clássicos, além de artigos científicos publicados entre os anos de 1905 a 2020. Como fonte de análise desta pesquisa, foi utilizado o filme: C.R.A.Z.Y. - Loucos de Amor, o qual apresenta a vida de Zac, um garoto homossexual, desde seus primeiros dias de vida até o início da sua vida adulta, sem ter contato com qualquer educação sexual ao longo de sua trajetória; e o documentário Sala de Aula - Educação Sexual, que retrata a relevância de abordar o tema da sexualidade no contexto educacional. Além disso, os dados coletados foram organizados em forma de tabela, a partir da definição a posteriori, sendo três categorias em relação ao filme e dez em relação ao documentário. A discussão diz respeito a uma grande integração, tanto das categorias dos dois artefatos culturais quanto de aspectos teóricos da revisão de literatura, com o intuito de articular envolto do problema de pesquisa. De modo geral, identifica-se as dificuldades e a necessidade de maior orientação na área da sexualidade em escolas. [resumo fornecido pelo autor]pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.subjectPsicologiapt_BR
dc.subjectSexopt_BR
dc.subjectEducação sexualpt_BR
dc.subjectAmbiente escolarpt_BR
dc.titleA educação em sexualidade no ambiente escolar: benefícios e entravespt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
mtd2-br.advisor.instituationUniversidade de Caxias do Sulpt_BR
mtd2-br.program.nameBacharelado em Psicologiapt_BR
mtd2-br.campusCampus Universitário de Caxias do Sulpt_BR
local.data.embargo2021-11-30


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