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dc.contributor.advisorMonteiro, Katani Maria Nascimento
dc.contributor.authorVieira, Cassiane Bechelin
dc.contributor.otherMeinerz, Carla Beatriz
dc.contributor.otherRela, Eliana
dc.date.accessioned2015-11-25T13:27:39Z
dc.date.available2015-11-25T13:27:39Z
dc.date.issued2015-11-25
dc.date.submitted2015-09-09
dc.identifier.urihttps://repositorio.ucs.br/handle/11338/1073
dc.descriptionO livro didático configura-se como um dos instrumentos pedagógicos mais utilizados pelos professores em sala de aula. Sabe-se que, a partir do contexto em que são produzidos, os livros didáticos sofrem interferências de diferentes ordens, sejam de cunho político, econômico, seja social ou cultural. Situado nos pressupostos da História Cultural, no que se refere à história do livro e da leitura, este trabalho analisa uma questão fundamental: Como o livro didático de História é apropriado por professores e alunos nas aulas de História? Além disso, os elementos presentes no livro didático, denominados paratexto, influenciam na leitura do livro quando são modificados através de edições? O objetivo também é compreender como professores e alunos se apropriam do livro didático e como os elementos do paratexto interferem (ou não) nessas apropriações. Isso nos permite refletir acerca da problemática no ensino de História, nos seus aspectos teóricos e metodológicos.pt_BR
dc.description.abstractThe textbook configures itself as one of the pedagogical resources most used in the classroom by teachers. It is understood that, from the context in which they are produced, textbooks suffer interferences from different orders, whether of political, economic, whether social or cultural. This work is situated on the Cultural History’s pretext so far as it is concerned to the book’s history and reading, and it analyses a fundamental question: How the History textbook is appropriated for teachers and students in History classes? Add to that, present elements in the textbook, called paratext influence in book reading when they are modified through editions? The aim is also to understand as teachers and students appropriate of the textbook and as paratext elements interfere (or not) in these appropriations. That may us to reflect concerning of questionable teaching history in its theoretical and methodological aspects.en
dc.language.isoptpt_BR
dc.subjectHistória - Educaçãopt_BR
dc.subjectHistória - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectLivros didáticospt_BR
dc.subjectHistory - Educationen
dc.subjectHistory - Study and teachingen
dc.subjectTextbooksen
dc.titleO livro didático e o ensino de história : o que ler, como ler e para que lerpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
mtd2-br.advisor.instituationUniversidade de Caxias do Sulpt_BR
mtd2-br.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/7787024204605930pt_BR
mtd2-br.author.lattesVIEIRA, C. B.pt_BR
mtd2-br.program.namePrograma de Pós-Graduação em Históriapt_BR


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