Mostra i principali dati dell'item
Implicações da Síndrome de Burnout na criatividade de professores
dc.contributor.advisor | Conte, Raquel Furtado | |
dc.contributor.author | Furtado, Vanessa Schneider | |
dc.contributor.other | Braun, Karen Cristina Rech | |
dc.contributor.other | Sager, Fabio | |
dc.date.accessioned | 2022-08-01T13:06:22Z | |
dc.date.available | 2022-08-01T13:06:22Z | |
dc.date.issued | 2021-12-10 | |
dc.date.submitted | 2021-11-24 | |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ucs.br/11338/10745 | |
dc.description | Devido ao crescente aumento de adoecimento da classe de docentes, este trabalho apresenta considerações e reflexões importantes referentes a este fenômeno, o qual já é considerado um problema social e de saúde pública e que vem aumentando a sua proporção. Dentre os aspectos de adoecimento de professores, destaca-se a Síndrome de Burnout, um dos conceitos mais utilizados atualmente quando se fala em estresse e adoecimento no trabalho, a qual caracteriza-se por um excessivo gaste de energia de recursos internos e possui como consequência a exaustação emocional intensa, baixa realização profissional e despersonalização. Percebe-se que este estado de adoecimento influencia na capacidade criativa dos professores, porém os mesmos permanecem sendo cobrados constantemente para serem criativos em sala de aula. Relacionado a isso, o objetivo geral deste trabalho foi de refletir acerca da criatividade em professores do ensino fundamental que apresentam Síndrome de Burnout, sendo abordados os seguintes temas: professores do ensino fundamental da rede pública, criatividade e Síndrome de Burnout. A abordagem utilizada para a realização desta pesquisa bibliográfica tem como delineamento o caráter descritivo, qualitativo e exploratório. As fontes utilizadas foram artigos das bases de dados Scielo e CAPES, do período de 2009 até 2019 e os descritores foram professores e Síndrome de Burnout e professores e criatividade. Os critérios de inclusão da coleta de dados foram artigos em português que tratam de professores de ensino fundamental da rede pública e os critérios de exclusão foram artigos que tratam de professores do ensino superior, cursos de especialização, ensino especial, educação à distância, disciplinas específicas e aqueles referentes apenas à rede particular de ensino, bem como estudos de caso e aqueles relacionados à Síndrome de Burnout em outros profissionais que não sejam da área escolar. A partir dos dados encontrados, foi realizada a leitura seletiva, analítica e interpretativa dos dados e os materiais foram agrupados e ordenados em fichas de leitura, instrumento escolhido para ser utilizado nesta pesquisa. Posteriormente, foi realizada uma síntese integradora a partir dos dados encontrados, a qual ofereceu um panorama da compreensão dos temas, buscando responder ao problema da pesquisa. A partir disso, foi possível perceber que é cada vez mais importante oferecer suporte aos professores, estimulando a criação de políticas públicas para proporcionar melhores condições de trabalho e maior reconhecimento destes profissionais. Além disso, foram encontradas poucas produções referentes ao tema criatividade em professores, sugerindo-se assim, mais estudos relacionados a esse tema. [resumo fornecido pelo autor] | pt_BR |
dc.language.iso | pt | pt_BR |
dc.subject | Professores | pt_BR |
dc.subject | Criatividade | pt_BR |
dc.subject | Psicanálise | pt_BR |
dc.subject | Burnout (Psicologia) | pt_BR |
dc.title | Implicações da Síndrome de Burnout na criatividade de professores | pt_BR |
dc.type | Monografia | pt_BR |
mtd2-br.advisor.instituation | Universidade de Caxias do Sul | pt_BR |
mtd2-br.program.name | Bacharelado em Psicologia | pt_BR |
mtd2-br.campus | Campus Universitário de Caxias do Sul | pt_BR |
local.data.embargo | 2021-12-09 |
Files in questo item
Questo item appare nelle seguenti collezioni
-
Psicologia - Bacharelado [243]