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dc.contributor.advisorConte, Raquel Furtado
dc.contributor.authorFurtado, Vanessa Schneider
dc.contributor.otherBraun, Karen Cristina Rech
dc.contributor.otherSager, Fabio
dc.date.accessioned2022-08-01T13:06:22Z
dc.date.available2022-08-01T13:06:22Z
dc.date.issued2021-12-10
dc.date.submitted2021-11-24
dc.identifier.urihttps://repositorio.ucs.br/11338/10745
dc.descriptionDevido ao crescente aumento de adoecimento da classe de docentes, este trabalho apresenta considerações e reflexões importantes referentes a este fenômeno, o qual já é considerado um problema social e de saúde pública e que vem aumentando a sua proporção. Dentre os aspectos de adoecimento de professores, destaca-se a Síndrome de Burnout, um dos conceitos mais utilizados atualmente quando se fala em estresse e adoecimento no trabalho, a qual caracteriza-se por um excessivo gaste de energia de recursos internos e possui como consequência a exaustação emocional intensa, baixa realização profissional e despersonalização. Percebe-se que este estado de adoecimento influencia na capacidade criativa dos professores, porém os mesmos permanecem sendo cobrados constantemente para serem criativos em sala de aula. Relacionado a isso, o objetivo geral deste trabalho foi de refletir acerca da criatividade em professores do ensino fundamental que apresentam Síndrome de Burnout, sendo abordados os seguintes temas: professores do ensino fundamental da rede pública, criatividade e Síndrome de Burnout. A abordagem utilizada para a realização desta pesquisa bibliográfica tem como delineamento o caráter descritivo, qualitativo e exploratório. As fontes utilizadas foram artigos das bases de dados Scielo e CAPES, do período de 2009 até 2019 e os descritores foram professores e Síndrome de Burnout e professores e criatividade. Os critérios de inclusão da coleta de dados foram artigos em português que tratam de professores de ensino fundamental da rede pública e os critérios de exclusão foram artigos que tratam de professores do ensino superior, cursos de especialização, ensino especial, educação à distância, disciplinas específicas e aqueles referentes apenas à rede particular de ensino, bem como estudos de caso e aqueles relacionados à Síndrome de Burnout em outros profissionais que não sejam da área escolar. A partir dos dados encontrados, foi realizada a leitura seletiva, analítica e interpretativa dos dados e os materiais foram agrupados e ordenados em fichas de leitura, instrumento escolhido para ser utilizado nesta pesquisa. Posteriormente, foi realizada uma síntese integradora a partir dos dados encontrados, a qual ofereceu um panorama da compreensão dos temas, buscando responder ao problema da pesquisa. A partir disso, foi possível perceber que é cada vez mais importante oferecer suporte aos professores, estimulando a criação de políticas públicas para proporcionar melhores condições de trabalho e maior reconhecimento destes profissionais. Além disso, foram encontradas poucas produções referentes ao tema criatividade em professores, sugerindo-se assim, mais estudos relacionados a esse tema. [resumo fornecido pelo autor]pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.subjectProfessorespt_BR
dc.subjectCriatividadept_BR
dc.subjectPsicanálisept_BR
dc.subjectBurnout (Psicologia)pt_BR
dc.titleImplicações da Síndrome de Burnout na criatividade de professorespt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
mtd2-br.advisor.instituationUniversidade de Caxias do Sulpt_BR
mtd2-br.program.nameBacharelado em Psicologiapt_BR
mtd2-br.campusCampus Universitário de Caxias do Sulpt_BR
local.data.embargo2021-12-09


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