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O jogo como alternativa na identificação e prevenção do abuso sexual contra crianças de 5 a 11 anos
dc.contributor.advisor | Maggi, Alice | |
dc.contributor.author | Mendes, Márcia Fernanda | |
dc.contributor.other | Dias, Daniela Duarte | |
dc.contributor.other | Braun, Karen Cristina Rech | |
dc.date.accessioned | 2022-08-04T15:14:54Z | |
dc.date.available | 2022-08-04T15:14:54Z | |
dc.date.issued | 2022-07-08 | |
dc.date.submitted | 2022-06-28 | |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ucs.br/11338/10767 | |
dc.description | O abuso sexual infantil é considerado um evento traumático e pode ser um fator de risco para o desenvolvimento, por conta das graves sequelas emocionais, cognitivas, sociais e comportamentais ligadas à sua origem. Na maioria dos casos, o agressor está ligado à vítima por laços de consanguinidade, legalidade ou afinidade, o que dificulta a denúncia e a expressão da criança. Com isso, vivencia uma situação de medo, vergonha e culpa. Passa por um estágio de confusão que a faz não reconhecer seus verdadeiros desejos, tornando-se submissa e na maioria dos casos admitindo o silêncio como prática. A possibilidade de lançar mão de um recurso terapêutico, como um jogo, é extremamente válida, pois através do manejo do psicólogo, será possível abordar o assunto através do lúdico. Neste estudo, o foco foi destinado para os benefícios do jogo como alternativa para prevenção e identificação dos sinais de abuso sexual contra crianças. Como objetivos específicos propõe-se: caracterizar o jogo na abordagem psicológica do universo infantil; descrever o desenvolvimento psicológico das crianças de 5 a 11 anos, e por fim, apresentar a problemática do abuso sexual contra crianças. Quanto ao método, o delineamento é qualitativo e de estudo descritivo. A fonte escolhida foram os artefatos culturais "Spotlight Segredos Revelados" (2015) e "Jumanji" (1995), este segundo que foi utilizado como suporte para análise do impacto do jogo no manejo com as crianças. Elaborou-se uma tabela como instrumento para contemplar as categorias escolhidas. Como referencial de análise optou-se pela análise de conteúdo. Foram escolhidas dezesseis cenas do filme Spotlight, com o intuito de permitir a visualização das seguintes categorias formuladas: repetição quanto ao abuso, vergonha e culpa por parte dos abusados, autoridade do abusador e consequências para todas as fases do ciclo vital. A partir das cenas escolhidas, os resultados proporcionaram a percepção sobre o impacto negativo que o abuso provoca na vida destas pessoas. Além disso, percebeu-se que a utilização de uma ferramenta lúdica é benéfica para adentrar no universo infantil e promover o espaço de fala para intervenção do quadro clínico. [resumo fornecido pelo autor] | pt_BR |
dc.language.iso | pt | pt_BR |
dc.subject | Psicologia | pt_BR |
dc.subject | Crime sexual contra as crianças | pt_BR |
dc.subject | Crianças maltratadas sexualmente | pt_BR |
dc.subject | Jogos | pt_BR |
dc.subject | Psicoterapia infantil | pt_BR |
dc.title | O jogo como alternativa na identificação e prevenção do abuso sexual contra crianças de 5 a 11 anos | pt_BR |
dc.type | Monografia | pt_BR |
mtd2-br.advisor.instituation | Universidade de Caxias do Sul | pt_BR |
mtd2-br.program.name | Bacharelado em Psicologia | pt_BR |
mtd2-br.campus | Campus Universitário de Caxias do Sul | pt_BR |
local.data.embargo | 2021-07-07 |
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Psicologia - Bacharelado [243]