Enlace entre imagem e palavra: o livro ilustrado criado por mulheres
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Data
2022-08-04Autor
Munhoz, Estella Maria Bortoncello
Orientador
Ramos, Flávia Brocchetto
Metadata
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Esta dissertação investiga o enlace narrativo entre as linguagens verbal e visual em livros ilustrados criados por mulheres. Pretende-se, com a pesquisa, enfocar na visualidade tendo como material de análise a criação de mulheres. O objetivo é analisar a articulação entre imagem e palavra presente nas narrativas de livros ilustrados brasileiros elaborados por mulheres e selecionados pelo PNLD Literário de 2018 do Ensino Fundamental (1º a 3º ano). A pesquisa justifica-se pela relevância do livro ilustrado na formação literária e humana das crianças, pela importância das imagens na construção narrativa do livro ilustrado e pela pertinência da autoria feminina na literatura infantil. A pesquisa, de caráter analítico, ocorreu por meio da seleção de obras do PNLD Literário de 2018 escritas e ilustradas pela mesma autora: As cores dos pássaros, de Lúcia Hiratsuka, Dona Nenê e o sumiço do brinco, de Rita Taraborelli e Claro Cleusa. Claro, Clóvis, de Raquel Matsushita. Ao longo da dissertação, objetivos específicos nortearam o trabalho, tais como investigar o percurso da literatura infantil e do livro ilustrado e o lugar da autora nesse cenário; descrever o percurso formativo das autoras das obras selecionadas; analisar a relação entre a imagem e a palavra presente em livros ilustrados produzidos por mulheres e selecionados pelo PNLD Literário 2018 do Ensino Fundamental (1º a 3º ano) e refletir como a imagem representa elementos do texto verbal (tempo, espaço e personagens). A fundamentação teórica voltada à literatura baseia-se em Bakhtin (2011), Barthes (2011), Coelho (2000), Hunt (2013), Lajolo e Zilberman (2007), Ramos e Panozzo (2011), Zilberman (2003, 2005, 2012) e outros autores. Para o recorte histórico da mulher na sociedade, a pesquisa foi embasada em Beauvoir (1970), Dalcastagnè (2007), Duarte (2010), Knapp (2021), Louro (2001), Wollstonecraft (2016), Woolf (2014), Zinani (2014, 2021) e outras autoras. Por fim, na análise da narrativa verbal e visual, os estudos de Adam (2008), Dondis (1997), Linden (2018), Heller (2013), Nikolajeva e Scott (2011), Oliveira (2008) e outros serviram de aporte teórico à pesquisa. Para a discussão do corpus, foi realizado o estudo dos paratextos de cada obra, da construção da narrativa verbal e visual e da relação entre palavra e imagem na condução do enredo. O estudo demonstra a relevância da imagem, muitas vezes tida como secundária, na geração de sentidos e na polissemia das obras literárias para as infâncias. Por meio da pesquisa, foi possível analisar as nuances de cada uma das histórias selecionadas e apontar o quanto a aproximação e o distanciamento entre as palavras e as imagens podem agregar sentidos às narrativas. Destaca-se ainda o papel fundamental do design gráfico, que propicia a união entre as duas instâncias e constrói a materialidade do livro. Por fim, salienta-se a importância de uma educação para as imagens, visto que, no livro ilustrado, ler as palavras é insuficiente para entender as possibilidades de sentido oferecidas pela narrativa. [resumo fornecido pelo autor]