A configuração da imagem do imóvel residencial (apartamento) na percepção do comprador
Zusammenfassung
Esta dissertação teve, por objetivo, identificar a configuração da imagem de apartamento,
formada sob o ponto de vista das pessoas que compraram este bem. Por imagem, entende-se
como sendo representações, impressões, convicções ou mesmo redes de significados de um
objeto armazenado na memória de forma holística. A fim de atingir o objetivo proposto, foi
empregado o MCI (Método de Configuração de Imagem), que é um instrumento de pesquisa
utilizado para a identificação das imagens, tanto de organizações, quanto de marcas, produtos
e serviços. A partir da aplicação do instrumento, atingiu-se o resultado, que consiste no
entendimento de como é configurada a imagem de apartamento. Isto ocorreu através da
pesquisa qualitativa, que proporcionou a compreensão dos atributos formadores da imagem de
apartamento e de como estes atributos estão organizados na mente do consumidor, quanto a
suas dimensões formadoras e a posição destes atributos nas representações dos entrevistados.
Já através da pesquisa quantitativa, foi possível identificar e confirmar a estruturação dos
fatores que compõem o modelo relativo à intenção de compra de apartamentos; mostrando
então, as dimensões que mais impactaram na intenção de compra. Nesse sentido, identificouse
que o fator simbólico, sensorial, valor percebido e funcional são os que mais impactaram
nas intenções de compra dos consumidores. Identifica-se que este trabalho traz uma
importante contribuição no entendimento das imagens dos consumidores e como estas
imagens impactam nas intenções de compra. Nesse sentido, este tipo de estudo pode auxiliar
as empresas no direcionamento estratégico e na construção de imóveis adequados as
necessidades e desejos dos consumidores.