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dc.contributor.advisorXerri, Eliana Gasparini
dc.contributor.authorBorsoi, Lisiara Guazzelli
dc.contributor.otherLia, Cristine Fortes
dc.contributor.otherBilhão, Isabel Aparecida
dc.contributor.otherLuchese, Terciane Angela
dc.date.accessioned2022-08-23T17:23:09Z
dc.date.available2022-08-23T17:23:09Z
dc.date.issued2022-08-23
dc.date.submitted2022-05-12
dc.identifier.urihttps://repositorio.ucs.br/11338/10844
dc.descriptionA dissertação tem como corpus de pesquisa o Ensino de História através da música composta no período da Redemocratização Brasileira (1974-1985). O trabalho faz parte do Programa de Pós-graduação em História da Universidade de Caxias do Sul - Mestrado Profissional em História, tendo como linha de pesquisa as Linguagens e Cultura no Ensino de História. A temática desta pesquisa surgiu a partir das reflexões sobre o desenvolvimento de uma aprendizagem mais significativa nas salas de aula, sobretudo no ensino de História. Relacionar o passado com o presente tem sido um desafio para os professores dessa área, já que muitos os consideram "professores do passado". O objetivo é refletir, discutir e apresentar uma proposta metodológica com o uso da música em sala de aula, para ensinar o período da Redemocratização Brasileira. Considerando que, além de culturalmente muito explorada, a música é um recurso facilmente encontrado e de uso cotidiano da maioria dos jovens, a proposta busca auxiliar nesse processo de aprendizagem e tornar cada vez mais reflexivo e eficaz o ensino, utilizando-se das vivências dos educandos. A música como instrumento pedagógico, utilizada de forma simultânea ao livro didático ou texto, facilita a comunicação em um tempo em que a utilização de novas tecnologias está presente no cotidiano do professor e do educando, trazendo informações em tempo real e de forma acessível. O recorte temporal foi escolhido devido a sua importante transição de um período ditatorial para a democracia, no qual a sociedade brasileira manifestava-se culturalmente contra o governo e a realidade vivida. Assim, foram produzidas inúmeras canções que contextualizavam o momento, podendo ser utilizadas hoje como um documento histórico. A Redemocratização Brasileira se estende de 1974 a 1985, período no qual a Abertura Política aconteceu através de atos contínuos, devolvendo aos cidadãos brasileiros a democracia que lhes foi privada durante o período da Ditadura Civil Militar, iniciada em 1964. A pesquisa é qualitativa, pois o texto está baseado na revisão bibliográfica em livros, artigos científicos e dissertações que discorrem sobre o tema tratado, ressaltando alguns autores importantes para este trabalho como Napolitano (2010), Gardner (1995), Ferreira (2018), Seffner (2016), Chauí (2012 Por se tratar do Tempo Presente, as músicas selecionadas para relacionar a História à Redemocratização, ainda fazem parte do cotidiano de muitos brasileiros, e ainda convivemos com pessoas que vivenciaram aquele período. Como produto final desta pesquisa, proponho oficinas para professores, que visam auxiliar em suas práticas profissionais. Os resultados obtidos ao final de pesquisa sinalizam para uma constante atualização nos métodos e estratégias de aprendizagem utilizadas em sala de aula. [resumo fornecido pelo autor]pt_BR
dc.description.abstractThe dissertation has as its research corpus the Teaching of History through music composed in the period of Brazilian Redemocratization (1974-1985). The work is part of the Postgraduate Program in History at the University of Caxias do Sul - Professional Masters in History, having as a research line Languages and Culture in History Teaching. The theme of this research emerged from reflections on the development of more meaningful learning in classrooms, especially in the teaching of History. Relating the past to the present has been a challenge for teachers in this area, as many consider them "teachers of the past". The objective is to reflect, discuss and present a methodological proposal with the use of music in the classroom, to teach the period of Brazilian Redemocratization. Considering that, in addition to being culturally very explored, music is a resource easily found and used daily by most young people, the proposal seeks to assist in this learning process and make teaching increasingly reflective and effective, using the experiences of students. Music as a pedagogical instrument, used simultaneously with the textbook or text, facilitates communication at a time when the use of new technologies is present in the daily life of the teacher and the student, bringing information in real time and in an accessible way. The time frame was chosen due to its important transition from a dictatorial period to democracy, in which Brazilian society culturally manifested itself against the government and the lived reality. Thus, countless songs were produced that contextualized the moment and can be used today as a historical document. The Brazilian Redemocratization extends from 1974 to 1985, a period in which the Political Opening took place through continuous acts, returning to Brazilian citizens the democracy that was deprived of them during the period of the Civil Military Dictatorship, which began in 1964. The research is qualitative, as it the text is based on the bibliographic review in books, scientific articles and dissertations that discuss the subject, highlighting some important authors for this work such as Napolitano (2010), Gardner (1995), Ferreira (2018), Seffner (2016), Chauí (2012). Because it is the present time, the songs selected to relate History to Redemocratization are still part of the daily lives of many Brazilians, and we still live with people who lived through that period. As a final product of this research, I propose workshops for teachers, who aim to assist in their professional practices. The results obtained at the end of the research point to a constant update in the methods and learning strategies used in the classroom. [resumo fornecido pelo autor]en
dc.language.isoenpt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.subjectHistória - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectMúsicapt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectMúsica e históriapt_BR
dc.subjectHistory - Study and teachingen
dc.subjectMusicen
dc.subjectEducationen
dc.subjectMusic and historyen
dc.titleO ensino de história, a redemocratização brasileira, e a músicapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
mtd2-br.advisor.instituationUniversidade de Caxias do Sulpt_BR
mtd2-br.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/3385921149422166pt_BR
mtd2-br.author.lattesBorsoi, Lisiara Guazzellipt_BR
mtd2-br.program.nameMestrado Profissional em Históriapt_BR
mtd2-br.campusCampus Universitário de Vacariapt_BR
local.data.embargo2022-08-22


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