• português (Brasil)
    • English
    • español
    • italiano
    • Deutsch
  • português (Brasil) 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
    • italiano
    • Deutsch
  • Entrar
Ver item 
  •   Página inicial
  • Trabalhos de Conclusão de Curso
  • Área do Conhecimento das Engenharias
  • Engenharia Mecânica - Bacharelado
  • Ver item
  •   Página inicial
  • Trabalhos de Conclusão de Curso
  • Área do Conhecimento das Engenharias
  • Engenharia Mecânica - Bacharelado
  • Ver item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Análise de um perfil aerodinâmico em condições de escoamento rarefeito aplicado para diferentes ângulos de ataque

Thumbnail
Visualizar/Abrir
TCC Jean Carlos Pozza.pdf (4.433Mb)
Data
2021-12-13
Autor
Pozza, Jean Carlos
Orientador
Poletto, Matheus
Metadata
Mostrar registro completo
Resumo
O presente trabalho tem como objetivo avaliar o escoamento em torno do perfil aerodinâmico NACA 4412 sob condições de escoamento rarefeito, incompressível e em regime laminar, aplicado para diferentes ângulos de ataque através da simulação computacional realizado no software ANSYS Fluent. A simulação decorreu utilizando o modelo de turbulência de uma equação, Spalart-Allmaras. Foi variado o ângulo de ataque de 0 a 18° e as altitudes de voo consideradas foram 0, 1, 5 e 10 km, para tal, utilizou-se a Atmosfera Padrão de 1976 como base para os valores de pressão, densidade e viscosidade. Foram obtidos os coeficientes de sustentação e arrasto, coeficiente de pressão ao longo da corda, contorno de velocidade e carga máxima que o perfil pode sustentar em voo nivelado considerando uma aeronave hipotética e desconsiderando as perdas de potência pela altitude e arrasto induzido. Observou-se que o coeficiente de sustentação e arrasto têm seu valor reduzido ao elevar a altitude de voo, bem como os coeficientes de pressão. O contorno de velocidade não se altera com a altitude, entretanto, observou-se que em altitudes mais elevadas e mantendo a velocidade, o aerofólio se torna mais sensível ao estol. [resumo fornecido pelo autor]
URI
https://repositorio.ucs.br/11338/10896
Collections
  • Engenharia Mecânica - Bacharelado [309]

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV
 

 

Navegar

Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntos

Minha conta

EntrarCadastro

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV