Análise de um perfil aerodinâmico em condições de escoamento rarefeito aplicado para diferentes ângulos de ataque
Zusammenfassung
O presente trabalho tem como objetivo avaliar o escoamento em torno do perfil aerodinâmico NACA 4412 sob condições de escoamento rarefeito, incompressível e em regime laminar, aplicado para diferentes ângulos de ataque através da simulação computacional realizado no software ANSYS Fluent. A simulação decorreu utilizando o modelo de turbulência de uma equação, Spalart-Allmaras. Foi variado o ângulo de ataque de 0 a 18° e as altitudes de voo consideradas foram 0, 1, 5 e 10 km, para tal, utilizou-se a Atmosfera Padrão de 1976 como base para os valores de pressão, densidade e viscosidade. Foram obtidos os coeficientes de sustentação e arrasto, coeficiente de pressão ao longo da corda, contorno de velocidade e carga máxima que o perfil pode sustentar em voo nivelado considerando uma aeronave hipotética e desconsiderando as perdas de potência pela altitude e arrasto induzido. Observou-se que o coeficiente de sustentação e arrasto têm seu valor reduzido ao elevar a altitude de voo, bem como os coeficientes de pressão. O contorno de velocidade não se altera com a altitude, entretanto, observou-se que em altitudes mais elevadas e mantendo a velocidade, o aerofólio se torna mais sensível ao estol. [resumo fornecido pelo autor]