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dc.contributor.advisorGrison, Vagner
dc.contributor.authorGirardello, Bruno
dc.contributor.otherMichels, Alexandre Fassini
dc.contributor.otherCesario, André Alaniz
dc.date.accessioned2022-08-27T19:29:56Z
dc.date.available2022-08-27T19:29:56Z
dc.date.issued2021-12-13
dc.date.submitted2021-12-11
dc.identifier.urihttps://repositorio.ucs.br/11338/10898
dc.descriptionEste trabalho visa compreender a influência da deflexão asa provocada pelos carregamentos aerodinâmicos, e esses como são afetados pela deformação da superfície aerodinâmica. Para o estudo foi utilizada a asa projetada pela equipe Aerosul no ano de 2021 para a participação da competição SAE Aerodesign, com o intuito da definição de um critério da deflexão na ponta da asa. Para essa análise foi desenvolvido um mecanismo junto ao túnel de vento localizado na Universidade de Caxias do Sul para os testes, com a finalidade da medição das forças aerodinâmicas de modelos impressos em escala reduzida. Juntamente ao mecanismo, foram propostos três modelos de turbulências que foram simulados com geometria que representa a condição experimental realizada. Após a seleção do modelo de turbulência foram criadas geometrias utilizando o software SolidWorks, ao qual foram atribuídos valores de deflexão na ponta da asa como referência. Utilizando as condições de voo da equipe na competição foram feitas simulações utilizando o software ANSYS Fluent para todas as condições propostas e utilizando a asa sem deflexão para se ter um parâmetro. Com isso foi possível observar a perca de eficiência aerodinâmica em 7, 11 e 13% para as deflexões de 73,25; 146,50 e 219,17mm, respectivamente, para uma aeronave de 1928mm de envergadura. [resumo fornecido pelo autor]pt_BR
dc.description.abstractThis paper aims to understand how the wing deflection caused by aerodynamic loads, and how they are affected by the aerodynamic surface deformation. For the study was used the wing projected by Aerosul team in 2021 for the SAE Aerodesig competition, with the intention to define wing tip deflection criterion. For this analysis was development a device in conjunction with the wind tunnel located at University of Caxias do Sul for testing, this one has the goal to measure the aerodynamics loads in wings model printed in reduced scale. Jointly the mechanism was proposed three turbulence model that had been simulated as like the test. After the selection of turbulence model, was created geometries, using SolidWorks software, whom was attributed values to wing tip deflection as references. Using the team flight condition at the competition, were made simulation using Ansys Fluent software for all the condition proposed and using a wing without deflection for reference. Thereby was possible observe a lost of aerodynamic efficiency in 7, 11 and 13% for deflections of 73,25; 146,50 and 219,17mm, respectively, for a wingspan with 1928mm. [resumo fornecido pelo autor]pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.subjectEngenharia mecânicapt_BR
dc.subjectMétodo dos elementos finitospt_BR
dc.subjectAeronavespt_BR
dc.titleAnálise numérica e experimental dos efeitos da deflexão da asa em uma aeronave da competição SAE Aerodesignpt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
mtd2-br.advisor.instituationUniversidade de Caxias do Sulpt_BR
mtd2-br.program.nameBacharelado em Engenharia Mecânicapt_BR
mtd2-br.campusCampus Universitário de Caxias do Sulpt_BR
local.data.embargo2021-12-11


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