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dc.contributor.advisorGrison, Vagner
dc.contributor.authorSimionato, Murilo
dc.contributor.otherColombo, Adelair Lino
dc.contributor.otherNascimento, Vagner do
dc.date.accessioned2022-08-27T20:09:40Z
dc.date.available2022-08-27T20:09:40Z
dc.date.issued2022-07-15
dc.date.submitted2022-06-22
dc.identifier.urihttps://repositorio.ucs.br/11338/10900
dc.descriptionNeste trabalho, é descrita a metodologia utilizada na análise de tensões em componentes de um cardan rígido industrial, conectando eixos desalinhados por um ângulo de 90º conforme condições de contorno de uma aplicação particular. O objetivo da análise foi evidenciar a influência do ângulo de desalinhamento das juntas universais na transmissão do torque e da velocidade angular e analisar o conjunto através de critérios de fadiga. Três condições de desalinhamento foram comparadas para a mesma aplicação, sendo elas 15º, 30º e 45º. O erro de gimbal é uma característica das juntas de que quando desalinhadas, transmitem o movimento rotativo de maneira não uniforme em seu eixo de saída, mesmo que o movimento de entrada seja uniforme. Um eixo cardan montado obedecendo certas condições de instalação, irá transmitir o movimento de maneira uniforme em seu eixo de saída. Porém, mesmo neste caso, o corpo central do cardan, localizando entre as duas juntas universais, ainda estará submetido a uma variação senoidal de torque e de velocidade angular, apresentando picos que se repetem duas vezes a cada revolução completa do sistema. O comportamento senoidal do torque verificado no corpo central na condição de 45º apresentou amplitude de 378 N.m e valor máximo de 1512 N.m. Já para 15º, a amplitude ficou em 37 N.m e o valor máximo foi de 1107 N.m. A variação cíclica de carregamentos no corpo central contribui para a redução da vida do conjunto, sendo que para 45º uma vida finita de 22 horas pode ser estimada para o cardan, já para as demais condições de desalinhamento o fator de segurança em fadiga foi calculado. [resumo fornecido pelo autor]pt_BR
dc.description.abstractIn this work, the methodology used in the stress analysis on components of an industrial rigid cardan shaft is described, connecting shafts misaligned by an angle of 90º according to boundary conditions of a particular application. The objective of the analysis is to evidence the influence of the misalignment angle of the universal joints in the transmission of torque and angular velocity and to analyze the set through fatigue criteria. Three misalignment conditions were compared for the same application, being 15º, 30º and 45º. The gimbal error is a characteristic of the universal joints that when angled, they transmit rotary motion unevenly on their output shaft, even though the input motion is uniform. A cardan shaft mounted under certain installation conditions will transmit motion uniformly on its output shaft. However, even in this case, the central body of the cardan, located between the two universal joints, will still be subjected to a sinusoidal variation of torque and angular velocity, presenting peaks that are repeated twice at each complete revolution of the system. The sinusoidal behavior of the torque verified in the central body in the condition of 45º presented amplitude of 378 N.m and maximum value of 1512 N.m. For 15º, the amplitude was 37 N.m and the maximum value was 1107 N.m. The cyclical variation of loads in the components of the central body contributes to the reduction of the life of the set, for 45º a finite life of 22 hours was estimated for the cardan, while for the other misalignmet conditions the fatigue safety fator was calculated. [resumo fornecido pelo autor]pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.subjectJuntas (Engenharia)pt_BR
dc.subjectEngenharia mecânicapt_BR
dc.subjectAço - Fadigapt_BR
dc.titleAvaliação estrutural de um cardan rígido industrial aplicado na transmissão de movimento entre eixos perpendicularespt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
mtd2-br.advisor.instituationUniversidade de Caxias do Sulpt_BR
mtd2-br.program.nameBacharelado em Engenharia Mecânicapt_BR
mtd2-br.campusCampus Universitário de Caxias do Sulpt_BR


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