Mostra i principali dati dell'item

dc.contributor.advisorCeccagno, Douglas
dc.contributor.authorStockmans, Idalzi
dc.contributor.otherRech, Alessandra Paula
dc.contributor.otherRodrigues, Carla Daniela Rabelo
dc.contributor.otherAlves, Márcio Miranda
dc.date.accessioned2022-08-30T13:21:09Z
dc.date.available2022-08-30T13:21:09Z
dc.date.issued2022-08-26
dc.date.submitted2022-05-30
dc.identifier.urihttps://repositorio.ucs.br/11338/10912
dc.descriptionEsta dissertação é resultado de pesquisa envolvendo os temas periferia, arte e fomento, considerando movimentos e ações afirmativas atuais. Tem, como objetivo geral, verificar dificuldades e possibilidades de acesso dos artistas e agentes culturais moradores da periferia urbana de Caxias do Sul - RS, aos mecanismos públicos de fomento à cultura. Neste sentido, o problema da pesquisa ficou assim definido: Quais as dificuldades e possibilidades dos agentes culturais moradores da periferia urbana de Caxias do Sul - RS, no sentido de acesso aos mecanismos públicos de fomento à cultura? A fundamentação teórica tem como base pensadores contemporâneos, como Ermínia Maricato (2013), Augusto Boal (2009), Paulo Freire (1987-2000), Boaventura Santos (2018), Denise Carreira (2018), entre outros, entrelaçando ideias de arte, políticas públicas e periferia urbana. Em termos metodológicos, o trabalho associa revisão bibliográfica; análise de documentos; múltiplas aproximações investigativas com os sujeitos da pesquisa, em interações de oficinas, espetáculos, reuniões; planejamento e publicação de edital Uno-me, coordenação das interações decorrentes deste edital; produção e veiculação de depoimentos, relatos biográficos dos agentes culturais nascidos e residentes na periferia urbana de Caxias do Sul; e entrevistas. A partir da realização do edital Uno-me, foram contemplados 14 artistas. Para responder ao nosso problema, construímos um histórico de investimentos em mecanismos de fomento à cultura, por parte do poder público de Caxias do Sul, desde a criação da Secretaria Municipal da Cultura, em 1997, até 2020, e analisamos outros documentos públicos vinculados à cultura da cidade. Concluímos a partir desta investigação que ações afirmativas referentes à cultura, por parte do poder público, aplicadas às periferias urbanas são urgentes e imprescindíveis, para promover a equidade social, mas devem ser construídas a partir da escuta das demandas dos sujeitos, habitantes de cada território. [resumo fornecido pelo autor]pt_BR
dc.description.abstractThis dissertation is the result of research involving the themes periphery, art and fomentation,considering current movements and affirmative actions. It has as general objective to verifythe difficulties and possibilities of access for artists and cultural agents living in the urbanperiphery of Caxias do Sul - RS to the public mechanisms of cultural fomentation. In this way, the research problem was defined as: What are the difficulties and possibilities for artists and cultural agents living in the urban periphery of Caxias do Sul, in the sense of access to the public mechanisms of cultural fomentation? The theoretical foundation has as base contemporary thinkers, such as Ermínia Maricato (2013), Augusto Boal (2009), Paulo Freire (1987-2000), Boaventura Santos (2018), Denise Carreira (2018), amongst others, interlinking the ideas of art, public policies, and urban periphery. In methodological terms, this work associates bibliographical revision; document analysis; multiple investigative approximations with the research subjects, in workshop interactions, spectacles, meetings; planning and publication of the Uno-me edict, coordination of the interactions resulting from this edict; production and vehiculation of depositions, biographical accounts of the cultural agents that were born and reside in the urban periphery of Caxias do Sul; and interviews. Through the realization of the Uno-me edict, 14 artists were contemplated. To answer our problem, we have built a history of investment on cultural fomentation mechanisms, on the part of public power of Caxias do Sul, since the creation of the Municipal Culture Secretariat, in 1997, until 2020 and we have analysed other public documents linked to the city?s culture. We conclude through this investigation that affirmative actions referring to culture, on part of public power, applied to the urban periphery are urgent and imperative, to promote social equity, but must be built through the listening to the subjects demands, inhabitants of each territory. [resumo fornecido pelo autor]pt_BR
dc.language.isoenpt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.subjectCulturapt_BR
dc.subjectPolítica culturalpt_BR
dc.subjectArtept_BR
dc.subjectPeriferias - Caxias do Sul (RS)pt_BR
dc.subjectCulturept_BR
dc.subjectCultural policypt_BR
dc.subjectArtpt_BR
dc.subjectInner cities - Caxias do Sul (Brazil)pt_BR
dc.titleMuros e pontes? políticas públicas e arte na periferiapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
mtd2-br.advisor.instituationUniversidade de Caxias do Sulpt_BR
mtd2-br.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/0675219102892590pt_BR
mtd2-br.author.lattesStockmans, Idalzipt_BR
mtd2-br.program.nameMestrado Acadêmico em Letras e Culturapt_BR
mtd2-br.campusCampus Universitário de Caxias do Sulpt_BR
local.data.embargo2022-08-25


Files in questo item

Thumbnail

Questo item appare nelle seguenti collezioni

Mostra i principali dati dell'item