Análise da geometria do coletor de admissão utilizado em um motor de combustão interna ciclo Otto
Fecha
2022-01-26Autor
Schmidt, Burkhard Ingobert
Orientador
Colombo, Adelair Lino
Metadatos
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O presente trabalho apresenta o estudo, simulação e análise da influência da geometria do coletor de admissão sobre o desempenho do motor de combustão interna utilizando o software Lotus Engine Simulation Foi considerado no estudo um modelo de coletor com dimensões similares ao coletor de um motor marca Chevolet 4100 utilizado no veículo Opala. Foi analisada a influência da geometria do coletor, especialmente, diâmetro e comprimento, sobre o desempenho do motor. Após algumas análises e realizados cálculos para obter a geometria de duto adequado para o motor apresentar torque em rotações próximas a 4000 rpm, foram realizadas diversas simulações através de software para comparar o motor original com uma configuração proposta para melhoria de desempenho. O duto do coletor de admissão proposto apresentou torque 13,4% superior em relação ao duto base. Um torque de 76 Nm ocorreu na rotação de 3750 rpm, observa-se que esta geometria foi calculada para que o torque máximo ocorresse aos 4000 rpm, porém, como calculado o torque ocorreu em rotação inferior a rotação de 5750 relativa a rotação de ocorrência do torque de 67 Nm com o duto base. [resumo fornecido pelo autor]